Yayoi Kusama - obsessão infinita

Yayoi Kusama é uma artista plástica japonesa de 84 anos que acaba de aterrissar no Rio de Janeiro com cerca de 110 obras prometendo levar os visitantes da exposição a loucura. Obcecada por bolinhas, a artista que sofre de esquizofrenia desde a infância transformou suas alucinações em arte! As obras incluem as mais variadas formas de expressões artistas, indo desde pinturas à instalações interativas, e estarão no Rio até 20 de janeiro passando depois por Brasília e São Paulo.


"Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto com o tempo passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos.", falou Kasama em uma entrevista. (Fonte Wikipédia).


Eu vi no RJTV que os visitantes ganham uma cartela com adesivos de bolinhas coloridas e no final da exposição eles se encontram em uma sala branca onde todos colaboram na criação dessa obra de arte colocando os adesivos no chão, nos móveis e nas paredes. 

Segue um vídeo publicado pelo canal da Louis Vuitton (com quem assinou uma coleção em 2012) com várias fotos da vida e obras de Kusama. Para quem não terá a oportunidade de ver a exposição, vale a pena jogar o nome dela no google e ver suas infinitas obras.

2 comentários:

  1. Nossa que coisa interessante!
    Fiquei querendo ir nessa exposição! Acho que vi uma foto tua no meio de umas bolas vermelhas se não me engano, é dela?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Fui lá na quarta-feira! Exposição é muito "loka"!! E tá fazendo um sucesso, mesmo sendo durante de semana estava bem cheia!!

      Excluir