Que tal participar de um clube de leitura online?

Isso mesmo! Um tempo atrás, eu comentei aqui no blog que estava organizando com a Camila B. Monteiro ,do blog Vida Complicada, um grupo de leitura. E finalmente conseguimos abrir as portas!


A ideia, basicamente, é reunirmos um grupo de pessoas que estará disposta a ler o mesmo livro durante o mês e depois debater sobre ele, como em um clube de leitura normal. Mas o diferencial do CBL é o fato dele ser totalmente online. Organizado no facebook, lá escolhemos o livro, marcamos reuniões e debatemos sobre.


No mês de abril, eu e a Camila fizemos um "piloto" da reunião para ver como poderia funcionar e se daria certo. Acabamos indicando um livro para a outra (aliás, foi daí que veio a ideia de criar o clube), eu indiquei "Fiquei com o seu número" (Sophie Kinsella) e ela me indicou "Todo dia" (David Levithan). Cada uma leu o livro durante o mês de abril e depois marcamos um dia para discutirmos a leitura. Foram postadas fotos das capas dos livros e foi feito um pequeno resumo sobre a história, através dos comentários desenvolvemos os debates de cada obra. E super funcionou!

Não sei como será como mais pessoas, mas a ideia será essa. Mas ao invés de serem dois livros, os membros apenas terão que ler um. Como ainda não tem ninguém, além de nós duas, a escolha do livro foi feita em comum acordo entre a Camila e eu. Mas no futuro, a ideia é abrir para votação!

Ao longo do tempo, podemos tentar criar regras que envolvam limite de preço do livro escolhido. Mas para ser sincera, não acho essa uma boa ideia, pois pode excluir livros interessantes. Bem, talvez essa seja uma questão a ser discutida no grupo quando tivermos um quorum para isso.

O livro do mês de maio é o "A livraria 24 do Mr. Penumbra", do Robin Sloan e publicado pela editora Novo Conceito (o que significa que o livro desse mês não é caro!). 
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso...
 Se ficou animo, venha participar do nosso grupo e ajudar a construir o CBL! Clique aqui!

Comentários

  1. Ótima ideia, apoio bastante este tipo de iniciativa. Gostaria muito de participar, mas estou sem tempo no momento.
    Cumade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Cumade, mas todos são bem-vindos, nem que seja só para ficar de olho nas novidades!
      Quando der você participa :)

      Excluir
  2. E eu ainda não publiquei isso no blog. Dessa semana não passa, juro!

    Ahhh, comprei o livro desse mês. Comecei a ler em Epub, mas é apaixonante, mandei vir impresso! hehehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário