Going to Ireland... Primeiro Final de Semana

Ah a arte de postergar... Já passou quase meio mês e só fiz um post até agora. Mais do que ficar adiando as coisas, a minha recente falta de organização tem contribuído para isso. 

Hoje vou compartilhar com você o meu planejamento dos finais de semana durante meu intercâmbio na Irlanda. Serão três finais de semanas, o último não irei contar, porque volto pego o avião no domingo de tarde (se não me engano), então, pretendo fazer as últimas coisas em dublin e região que não consegui fazer durante o resto do mês.

Não sei se vocês sabem, a ilha irlandesa é dividida em duas Irlandas: a República da Irlanda, que tem como capital Dublin (onde irei estudar) e representa a maior porção da ilha; e a Irlanda do Norte, que tem como capital Belfast e faz parte do território do Reino Unido (único situado fora da Grã-Bretanha), tanto que lá a moeda é libra. Para não confundir, quando se fala em "Irlanda" é referente a parte independente da ilha, o pedaço "britânico" é referido como Irlanda do Norte, normalmente, apesar da ilha ser chamada de Irlanda (Éire). 

Bem, não vim aqui falar da história e geografia irlandesa, não dessa vez. Mas do meu fabuloso planejamento para conhecer a terra que construiu o Titanic. Isto mesmo meus caros, o gigante do mar "indestrutível" foi feito na terra dos duendes.

SEXTA-FEIRA (06/02/2015)
Minhas aulas são de segunda a sexta, de 9h00 até 13h15. Como quero ir de trem para lá, cerca de 2 horas de viagem, pegaria o trem das 15h20 que custa €14,99, devo chegar um pouco antes das 18h00, ou seja, chegarei lá de noite me sobrando tempo para me instalar no hotel, jantar, talvez algum passeio rápido e cama para aproveitar o dia cheio no sábado.



O hotel que pretendo ficar é do grupo Accor, que segundo informações fica no centro da cidade, cerca de 18 minutos a pé da estação Belfast Central. Ele parece oferecer um custo-benefício ótimo: localização boa, wifi e café da manhã. O nome do hotel é ETAP Belfast e a diária é de £40 (libras esterlinas). Os quartos parecem ser bem pequenos e simples, mas acho que é tudo que eu preciso: segurança, uma boa cama e um banheiro.



SÁBADO (07/02/2015)
Pela manhã pretendo ir correndo visitar o museu Titanica Belfast. Pelo mapa, devo levar uma meia hora a pé. O bilhete pode ser comprado online e você ganha 5% de desconto, o ingresso para adulto é £15,72 e para estudante é £10,72 (ainda preciso ver melhor essa questão de desconto para estudante) . Por ser final de inverno, o primeiro horário disponível é 10h. Pretendo pegar logo esse e aproveitar as cerca de 2 horas de passeio para depois ir almoçar. (Mais informações)


Durante a tarde ainda não defini muito bem o que fazer, queria visitar a estátua de bronze do C.S. Lewis, ela é muito fofa (tem um armário e tudo). Algumas igrejas e bibliotecas, mas nada que seja super importante. Eu posso comprar um cartão de ônibus que cerca de £6 e posso usar ilimitado por três dias. Apesar de que tudo é muito próximo e indo a pé posso passar da frente ou até entrar e conhecer outros pontos turísticos.



Talvez eu pesquise mais e encontre algo que eu realmente quero conhecer, mas uma opção é um prisão desativada. A Crumlin Road Goal é um prisão construída em 1845 e foi desativada em 1996, parece ter um monte de histórias legais e talvez eu me arrisque fazendo o Paranormal Tour (£13 / 60 minutos de duração). Em destaque vermelho há um aviso de que esse passeio não é para pessoas sensíveis. Não sei se terá em fevereito, já que no site as opção desse tour são algumas datas pontuais entre agosto e novembro na parte da noite. Se por acaso eu amarelar (ou não tiver essa opção), posso escolher o tour normal que é £8 e é realizado entre 10h00-16h30. Achei essa opção a mais interessante para o meu fim de tarde, de qualquer forma. (Mais informações)



DOMINGO (08/02/2015)
Para o meu último dia na Irlanda do Norte, pretendo fazer um tour com um grupo para conhecer o Giant's Causeway (Calçada dos gigantes), Carrickfergus Castle e o Dunluce Castle (que tem uma ponte com penhasco muito legal!!). Esse tipo de passeio dura o dia inteiro, normalmente sai de manhã e volta a noite. E é realizado em grupo com guia, o que torna o passeio mais divertido e menos solitário. O custo é de £25,00 (nesse site).






Assim que chegar em Belfast do passeio vou direto para a estação Belfast Central e volto para Dublin, provavelmente no trem das 20h15 para chegar umas 22h00, ir para residência estudantil e dormir, já que na segunda 9h00 tenho aula. 
  

Outras informações:
Uma coisa que preciso checar sempre e para quem for viajar no inverno precisa ficar atento é que geralmente os museus e atrações turísticas só funcionam a "luz do dia" e como no inverno anoitece mais cedo, normalmente, os horários de fechamento são adiantados e fechando entre 15h00 e 17h00 (dependendo do mês e atração). Isso se não estiver fechado durante o inverno. Então, quando for viajar para europa fique atento as datas e horarios de funcionamento facilmente encontrado nos sites das atrações.

Tudo que citei a cima, talvez tirando as passagens de trem que ainda estou um pouco confusa sobre elas, mas as atrações e o hotel podem ser reservados e pagos antecipadamente, podendo até ter um desconto em cima do ticket das atrações e da acomodação. Então, vale a pena planejar o que você quer fazer e comprar os tickets e fazer reservas com antecedência. 

Bem, gente, acho que é isso por enquanto. O post saiu maior do que eu imaginava, mas acho que consegui resumir bem o que quero fazer e espero que saia como estou imaginando, mas o mais importante é eu me divertindo seja indo em tudo que planejei ou não. Ainda preciso pesquisar sobre os outros finais de semana, lugares que quero visitar em dublin e arredores, além de lugares legais para comer. Em breve mais "Going to Ireland...".

(POST NÃO REVISADO. CONTÉM MUITOS ERROS DE DIGITAÇÃO RS)

Comentários

  1. Meu Deus! Será um sonho essa viagem!!!!!! O.o
    Queria ir juntooooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário