Templates para Blogger/Blogspot de graça!

No post anterior, eu apresentei o novo layout do blog e disse que iria contar para vocês como consegui. Não é de se surpreender que eu não codifiquei ele ou coisa do tipo, nem sei se essa é a palavra certa. E sabendo dessa minha ignorância, resolvi pedir um help para nosso amigo Google e acabei num post de blog/site chamado "54 best free blogger templates 2014"

Nem de longe estou querendo menosprezar o trabalho dos designer e programadores que trabalham com isso e fazem serviços totalmente personalizados. No entanto, não é todo mundo que tem como bancar, ou não se importa de usar um modelo padrão, mas quer mais recursos do que os disponibilizados pelo Blogger. Então, super apoio esses profissionais e reconheço sua importância. Caso queira algo original, você deve procurar um profissional, e saiba reconhecer o trabalho dele que não pode ser de graça!
Voltando para o caminho Free, não são códigos hackeados ou piratas, mas "amostras" disponibilizadas pela comunidade blogspot que, como consta no post do Design Crazed, vem crescendo cada vez mais. 

O que encontramos nessa lista de templates free são na realidade uma versão Lite (um versão mais simples) que é perfeito para quem está começando. Também é uma ótima maneira para quem tem conhecimento básico de códigos para fazer pequenas modificações e dar o seu toque (como mudar cor, colocar uma imagem diferente, etc). Acho que muita gente começa no universo dos código assim, pegando um template simples e aprendendo a modificar em cima dele.
Para você que assim como eu ficou impressionado com a enorme quantidade de templates disponíveis (54 só nessa lista), o Design Crazed disse que houve um aumento significativo em 2014 e talvez um dos motivos seja aumento de interesse pela tecnologia e, em especial, pela codificação. 

Bem, na lista você vai encontrar diversos tipo de layouts para diferentes finalidades. O ideal é você escolher um que corresponda com a proposta do seu blog. Exemplo, não adianta você pegar um template com diversas possibilidades de exibição de imagens e fotos, se você não coloca nada na sua postagem além de texto. E se por acaso você queria modificar o código e personalizar tudo, não esqueça de dar os créditos para quem gastou o tempo criando o código completo ou base (não sei qual o nome que dão para isso). 
Eu peguei três exemplos aleatórios, mas para você ter uma ideia de quanta coisa tem lá, tem até um template inteiro de countdown (contagem regressiva) para usar enquanto você estiver para lançar o seu blog novo ou algum projeto. 

E para instalar é super fácil:

1.) Baixe o template no seu PC (provavelmente irá vir compactado);
2.) Acesse sua conta no Blogger e vá até "modelo";
3.) No canto direito, clique em "fazer backup/restaurar" (nesse momento você pode aproveitar para salvar o layout do seu blog, caso dê algum erro ou você queira voltar para como estava antes*);
4.) Depois clique em "escolher arquivo", você irá escolher o arquivo em formato XML;
5.) PRONTO!

*Eu aconselho a ter um blog teste, lá você pode organizar tudo e depois transferir para o seu blog com todas as modificações prontas.

Algumas coisas eu tive que consertar usando o editor de HTML do Blogger. No entanto, a maioria das modificações que envolve os gadgets (pelo menos no template que eu baixei), eu consegui fazer direto pela opção "Layout". 

Espero que tenham gostado da dica e qualquer novidade, dúvida ou informação é só deixar um comentário nesse post. Vamos fortalecer e compartilhar o conhecimento entre a comunidade de blogueiros!

Comentários

Postar um comentário