Resenha: Wedding Night - Sophie Kinsella

Mudei meu layout de novo (hehe). Mas não é sobre isso que vim falar. Terminei mais um livro em inglês! Ter ido para Irlanda pode não ter me deixado fluente, mas com certeza me deixou mais confiante com o meu inglês. Consegui ler esse livro com muito mais fluidez do que os outros.

Minha lista de livros que li em inglês é bem pequena. Acho que até agora só li "The girl you left behind" da Jojo Moyes, tentei ler o "The Dinner"... Acho que teve mais algum que li, mas não lembro agora.


Bem, semana passada terminei o livro "Wedding Night", mais uma deliciosa comédia romântica da Sophie Kinsella. Não sei se é porque estou acostumada com o tipo de escrita e temática da S. K., mas adoro ler suas histórias e esses livros sempre funcionam muito bem para dar um gás nas minhas leitura.

No Wedding Night temos a história de duas irmãs, Lottie e Fliss. Cada capítulo conta história através do ponto de vista de uma das irmãs e claro que "casamento" é a grande temática, abordando tanto as coisas boas como ruins.

Fliss é a irmã mais velha recém divorciada que sofre para criar seu filho enquanto o pai não dá a mínima. Ela é a versão da mulher desiludida com o amor. Já Lottie, alguns anos mais nova, vive intensamente suas paixões e sempre sonhou em se casar e ter filhos e tudo que se tem direito. 

O começo da história, eu particularmente, achei um pouco lento. Mas acho que faz parte do processo. Como cada capítulo conta história do ponto de vista de cada irmã, você acaba levando um pouco mais tempo para conhecê-las e se envolver com a história.

Confesso que o grande responsável pelo meu avanço na leitura da história foi  uma ocasião. Eu estava lendo cerca de 20, 30, 40 páginas no máximo por vez (não necessariamente todo dia) que pegava no livro. Mas quando fui tirar a carteira de trabalho no poupa tempo rio (que de poupar o tempo não tem nada) eu levei 4 horas de chá de cadeira. Então já viu, cheguei a ler 120 páginas. No dia seguinte terminei as últimas 100.

Aprofundando mais na história (pode conter spoiler)


Enquanto eu lia a história fui criando minha própria visão em relação a toda sua estruturação e acontecimentos. Confesso que pensei que não me surpreenderia com algumas coisas, mas felizmente consegui deixar meu queixo cair algumas vezes.

Para quem não se incomoda de ler sobre mais alguns detalhes, a grande confusão (lembrando que as histórias da S.K. normalmente envolve alguma confuso já que se trata de uma comédia romântica) envolve Lottie que após se enganar em relação as intenções do namorado em pedi-la em casamento acaba entrando de cabeça num casamento express com um namorado da adolescência que ela não via há 15 anos.

Eis que entra a Fliss, a irmã mais velha que praticamente criou a irmã mais nova. Experiente e que passa por um divórcio traumatizante, ao ver o erro da irmã, ela tenta fazer tudo para tentar impedir esse casamento. Não que ela fosse contra a irmã mais nova se casar, mas não nessas circunstâncias.

As questões que envolve a trama são: Lottie realmente ainda está apaixonada por esse amor da adolescência ou só é fogo de palha? Esse amor da adolescência realmente ama ela? Fliss está certa em interferir nisso? 

Os rapazes da história são: Richard, o namorado de longa data que não tinha em seus planos casar tão cedo com Lottie. Ben, o amor da adolescência. Lorcan, o melhor amigo do Ben, que assim como Fliss não vê muito juízo nesse casamento do Ben com a Lottie. Nico, o gerente do hotel que aceita o pedido de Fliss para estragar a lua de mel da Lottie.

Sophie Kinsella, autora britânica.

Pontos que gostei (SPOILER ALERT!!)

1) Adorei o começo do livro, onde no jantar com o Richard, Lottie começa a fantasiar em sua cabeça que tudo aquilo tinha sido esquematizado por Richard para pedi-la em casamento. E como ela acaba estragando tudo tentando fazer com aquilo fosse perfeito, pensando em sua aparência, palavras, gestos e tudo mais para que aquele fosse o pedido perfeito. E a hora que ela vai no banheiro e encontra um clube da luluzinha para fantasiar com ela? Isso no meio do suposto pedido.

2) Gostei mais do que imaginava da história da Fliss com o Lorcan, como eles acabam de envolvendo de uma maneira estranha e como os dois acabam dividindo a mesma dor do divórcio. Simplesmente me diverti quando ele ouviu a conversa de Fliss com a Lottie no telefone e acabou entendendo completamente errado o sentido das coisas.

3) OMG!! O que foi o Richard pegando aquele avião e voltando para casa?? Achei super fofo, apesar de um pouco "caracterizado" (essa expressão está certa?) as reações quando ele descobriu que Lottie já tinha se casado. 

4) Achei interessante como a S.K. abordou a questão do amor do passado. Ela apresentou o amor da adolescência da Lottie como um sonho: amor de verão, super intenso, numa ilha grega. Mas esse sonho iria ser o mesmo quinze anos depois? O dono da pensão onde Ben e Lottie decidiram revisitar em sua lua de mel disse algo muito sábio e que até agora está ecoando de alguma forma na minha cabeça: "Don't come back", he's saying, waving his roll-up in the air. "I tell all you young people. Don't revisit. Youth is still where you left it, and that's where it should stay. What are you returning for? Anything that was worth taking on life's journey, you'll already have taken with you". 

5) Gostei bastante do final para ser sincera. E até agora não sei se estou do lado da Fliss ou do Lorcan em relação a interferência extrema da Fliss na lua de mel do casal, ou mesmo na vida da irmã. Não sei, por mais que eu também concorde que aquela era uma situação louca e que havia grande chances da Lottie se arrepender em um futuro próximo, as vezes as pessoas precisam aprender sozinha com os próprios erros. No entanto, era sempre a Fliss que segurava as pitangas da caçula quando Lottie sofria por alguma coisa no vida.

Comentários

  1. Você e seu amor por essa autora. Sabe, eu li aquele livro do celular lá e terminei a leitura apaixonada hahahaha
    Confesso que fui obrigada a ler por vc, mas gostei muito no final. Acho que está na hora de eu dar outra chance a ela, quem sabe acabo me apaixonando novamente e embarco na sua paixão! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário