Canal da Sophie Kinsella

Qualquer leitor que conhece o PN desde 2015 sabe o quanto eu adoro a autora Sophie Kinsella. Agora em maio, a Editora Record lançou o Minha Vida (não tão) Perfeita. Mas foi através do anúncio de um novo livro, que será lançado em 2018, que eu fiquei sabendo da existência do canal dela.


Até agora a autora tem apenas quatro vídeos postados no YouTube. No entanto, já é possível ver que o seu bom humor não fica apenas nos livros. Em um deles, Sophie faz uma comparação entre espiões e escritores. E o primeiro vídeo foi uma tentativa da autora falar em italiano para agradecer aos fãs que ela encontrou em sua turnê pela Itália.
Surprise Me foi o foco do último vídeo. Ela disse que tinha acabo de terminar de escrever o livro e queria dividir essa alegria com a gente. A história é sobre um casal que ao se darem conta que terão muitos anos juntos pela frente decidem que precisam surpreender um ao outro todos dias (se eu não entendi errado). Mas como estamos falando de Sophie Kinsella é claro qu…

Aniversário CBL - Um clube de leitura online único!

Nem acredito que o CBL está completando um ano. Se você é novo por aqui e nunca ouviu falar do CBL não se preocupe. Em comemoração ao primeiro ano do clube, eu irei fazer uma mega apresentação nostálgica e de mãe coruja.



Há um ano conversando com a Camila Monteiro no Whatsapp da vida chegamos a conclusão de que seria muito legal se começássemos a ler os mesmo livros para poder comentar uma com a outra e seria mais massa ainda se um dia pudéssemos fazer isso com mais pessoas.

As primeiras reuniões aconteciam no próprio face através dos comentários em fotos.
Mas já era marcado uma data e hora para isso!
Em meio nossas conversas decidimos criar um grupo no face onde iríamos escolher um livro por mês e teríamos uma reunião no final para poder discutir sobre ele. Como no começo só tínhamos nós, optamos por escolher um livro para outra que já tivéssemos lido. A idéia também sempre foi sair do usual de nossas leituras indicando livros legais, mas que talvez não leríamos por livre e espontânea vontade.

Nem sempre um livro agrada o grupo inteiro e isso torna a discussão mais interessante.
Aos poucos foram surgindo novos membros. Alguns que viraram tão ativos como a Camila e eu, outros entraram por curiosidade e alguns são fantasmas que nunca pronunciaram uma palavra. E logo passamos as reuniões do face para o Skype e assim vem sendo realizado quase todo último final de semana do mês (as vezes é no primeiro). Aos poucos eu senti que viramos mais do que colegas de leitura, somos uma família que está disposta a sacrificar uma noite de um final de semana do mês para ficar sentado na frente do PC dando uma boa risada e trocando ótimas ideias.

Tentamos ser o mais democráticos possíveis na escolha dos livros e datas das reuniões.
Por isso, você irá ver que alguns meses foram pulados.
Vou falar um pouco dos membros mais ativos: Camila Monteiro é autora de dois livros publicados e vários contos, além de blogueira do Vida Complicada. Fansoca do King e do Gaiman; Carla Ceres é a pessoa mais inteligente que conheço atualmente, ela faz parte da academia de letra de Piracicaba e tem uma voz maravilhosa. Ela também é a que melhor resumo os livros; Artur aparece de vez em quando e tenta ao máximo se inteirar com o grupo; Frank, também conhecido por um nome secreto que só os membros assíduos sabem, também dono de uma voz massa, adora ficção científica (assim como a Carla). Infelizmente ele está afastado por forças maiores, mas marcou o coração de todo mundo e está deixando saudade; Amanto, também é blogueiro e representa a bancada nordestina do clube. Ele é meio fujão, mas sempre que dá aparece para as reunião tendo lido ou não o livro; Regina, jornalista e poetisa, ela ganhou o prêmio de maior sacrifício para participar de uma reunião, usando o Skype através do celular no jogo de basquete do filho. Esqueci alguém? Espero que não. Bem, também tem a minha pessoa que sempre enrola para ler os livros e dos 12 meses devo ter lido uns 4 ou 5 (chutando alto. Não me orgulho disso!)
.
No mês de Julho/2014 foi proposto pelo grupo lermos dois contos. Prática que as vezes repetimos!
No grupo do Facebook tem outros membros, mas os ativos desde sempre e até agora são esses listados e caracterizados a cima. E é muito divertido, porque todos somos meio enrolados na vida, mas sempre damos um jeito de participar de alguma forma.




Criamos até alguns contos coletivos onde cada um escrevia um pedaço da história. Eu tentei puxar o bonde para todo mundo postar fotos de bibliotecas, livrarias e estantes de suas cidades, mas acho que o pessoal não gostou muito da ideia. Faz parte...

Gaiman e S.King tem fãs fervorosos no clube. 

E sim, somos todos de cidades diferentes! Eu acho que isso é uma das coisas mais legais, além da idade e experiências de vida únicas. Tudo isso junto com a vontade de ler (mesmo que as vezes pulando um ou dois livros seguidos do clube) faz desse grupo tão legal!

Como vocês puderam ver, com o tempo, filmes também fizeram parte da nossa discussão.
Bem, se você se interessou é só procurar a gente no Facebook. Somos receptivos a todos que queiram participar, lembrando que lá a ideia não é divulgação de nada, mas um ponto de encontro de leitores. Sintam-se a vontade para conhecer de perto participando ou apenas olhando.

Comentários

  1. Um ano, já!? Nem me dei conta de que fazia tanto tempo, Nina. Obrigada pelos elogios e por postar nosso conto coletivo. Faltou dizer que uma de nós foi caçar leprechaun e fizemos uma reunião extra pra saber o resultado. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Eu já ouvi falar do clube mas não imaginava que já tinha um aninho! Que lindo isso gente. Parabéns, bom saber que com uma iniciativa tão bonita você tá reunindo mais gente com isso :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse resumo lindo de um aninho......parabéns ao CBL......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você também faz parte dessa história :)

      Excluir

Postar um comentário