Canal da Sophie Kinsella

Qualquer leitor que conhece o PN desde 2015 sabe o quanto eu adoro a autora Sophie Kinsella. Agora em maio, a Editora Record lançou o Minha Vida (não tão) Perfeita. Mas foi através do anúncio de um novo livro, que será lançado em 2018, que eu fiquei sabendo da existência do canal dela.


Até agora a autora tem apenas quatro vídeos postados no YouTube. No entanto, já é possível ver que o seu bom humor não fica apenas nos livros. Em um deles, Sophie faz uma comparação entre espiões e escritores. E o primeiro vídeo foi uma tentativa da autora falar em italiano para agradecer aos fãs que ela encontrou em sua turnê pela Itália.
Surprise Me foi o foco do último vídeo. Ela disse que tinha acabo de terminar de escrever o livro e queria dividir essa alegria com a gente. A história é sobre um casal que ao se darem conta que terão muitos anos juntos pela frente decidem que precisam surpreender um ao outro todos dias (se eu não entendi errado). Mas como estamos falando de Sophie Kinsella é claro qu…

Resenha: "Resposta Certa" de David Nicholls

Gente, terminei agora de ler "Resposta Certa" de David Nicholls. Essa resenha foi escrita assim que terminei, não sei que tipo de sentimento ainda estarei nutrindo em relação a ele, mas no momento é de puro escárnio.


Talvez escárnio seja uma palavra meio forte, mas senti constantemente um certo nojo do personagem principal e narrador da história - nojo em vários sentidos -, Brian Jackson.

A história acontece os anos 70 e conta a história de Brian, um garoto do interior da Inglaterra, 16 anos, órfão de pai, que entra para faculdade. Muito "cabeçudo" (inteligente), ele decide entrar numa espécie de clube de espertinhos com o objetivo de participar de um programa de TV de Quiz, que ele via com seu pai. Nós acompanhamos 3 anos de preparação e "crescimento" do personagem até o grande dia, recheados de pensamentos confusos, inseguranças e dúvidas amorosas.


A capa do livro é recheada de "Absolutamente encantador", mas não vejo onde a obsessão desse menino (que se julga homem) pela Alice Harbison, uma linda menina que sabe que é linda, é encantador. Pelo contrário, chega a ser nojento o quanto ele insiste e se acha dono dela.

Outra definição do livro que você encontra na capa: "Hilário". Desculpa, mas o máximo que consegui soltar foi um risinho no canto da boca quando o autor conseguia fazer alguma sacada muito boa.

Talvez ele retrate muito bem um personagem de 16 a 19 anos começando a descobrir o mundo e a si mesmo, se achando o dono da razão por saber algumas respostas sobre literatura e outras curiosidades. Eu, sinceramente, não tive muita paciência, talvez por isso eu tenha demorado tantos meses para terminar.


Outro agravante, conforme eu fui lendo, percebi que já tinha visto o filme baseado no livro que tem um outro nome, "Garoto nota 10" (Título original: "Starter for ten", 2006). Eu demorei a ligar uma história com o outra, porque o personagem principal da história não me parecia tão desprezível, em minha memória. Tanto que eu pensei que eram apenas filmes com temáticas parecidas, mas pode ser minha memória falhando, em relação ao filme. Outro fato é que o ator principal, James McAvoy, não tem nada a ver com o Brian Jackson que se formou na minha cabeça enquanto lia. De qualquer forma, eu só vi esse filme uma vez na vida. 

James McAvoy = gatinho. Brian Jackson = nojento. 
No final das contas, eu sempre acho que é uma questão de gosto e eu não gostei desse livro. Talvez alguém que goste mais dessa temática "adolescente mimado entrando na vida adulta de maneira estúpida" se divirta mais com o livro, mas não espere soltar altas gargalhas. Para quem quiser se aventurar mesmo assim, espere encontrar algumas sacadas muito inteligentes do David Nicholls e reserve a sua paciência para aguentar as idiotices do Jackson. Ou veja o filme, pelo que me lembro, é mais legal. Tem o James McAvoy, pelo menos!

História
(2/5)



Capa/Editoração
(4/5)

Comentários

  1. Olá Nina, não conhecia este livro e nem o filme... assistiria ao filme por causa do autor... adoro o James McAvoy... mas quanto ao livro, não gosto muito desta temática que vc descreveu...
    ps: adoro sua avaliação de facas... hehehe

    Livros terapias / Fan page

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse escritor, mas não é a primeira vez que leio uma critica negativa à essa obra. Gostei muito dos pontos que vc ressaltou e fiquei com vontade de ver esse filme heheheh

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir

Postar um comentário