"Anti-Oscar": Framboesa de Ouro

Como o ser humano é ruim e gosta de tripudiar os outros, acredito que não deva ser surpresa para ninguém que assim como existe o Oscar para premiar o "melhor do cinema", também existe uma premiação para o "pior". 


Para quem nunca ouviu falar, hoje, eu apresento o "Framboesa de Ouro" (Razzie Awards, abreviação de The Golden Raspberry Awards). Na realidade, o negócio não é tão sério como eu comecei esse post. Essa premiação é uma paródia do Oscar onde internautas votam nos piores filmes e atuações do ano. A cerimônia tem sido realizada na véspera do Oscar e esse ano será no dia 27 de fevereiro.


As primeiras "cerimônias" aconteceram na casa do publicitário John JB Wilson com alguns amigos. Ao que reza a lenda, tudo foi muito improvisado, com direito a palanque de papelão e cédulas de votação para os convidados. "Can't Stop the Music" foi o primeiro ganhador. E essa pequena brincadeira começou a cair no ouvido do povo e a cada ano, o número de participantes dobrava. Por muito tempo, eles tentaram competir com o Oscar, realizando a premiação no mesmo dia. Óbvio, que não tinham muita audiência. 


Claro que a maioria dos atores e diretores não comparecem a cerimônia para fazer as honras. Mas tiveram algumas exceções: Tom Green, Halle Berry, Ben Affleck, Sandra Bullock e até alguns diretores e roteiristas fizeram questão de receber o prêmio em mãos. 

 

Inclusive, fiquei conhecendo um pouco mais dessa premiação quando a Sandra Bullock ganhou com o filme "Maluca Paixão". Nesse filme ela faz uma mulher mega inteligente e meio bobinha que é responsável por criar as palavras cruzadas de um jornal e, pior, que passa a ficar obcecada por um cara que conheceu em um encontro arranjado. Ela cruza o Estados Unidos inteiro atrás do que acredita ser o seu grande amor, enquanto o cara não está nem aí. No entanto, o mais engraçado dessa história toda de pior atriz é que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz no mesmo ano (2010) pelo filme "Um Sonho Possível". 


Além das categorias normais que existem no Oscar de pior filme, ator, diretor... O "Framboesa de Ouro" também premia o pior "Remake ou Spin-off ou Sequência" e faz algumas categorias especiais como: "Pior filme escrito arrecadando mais de 100 milhões de dólares na história", "Pior desculpa para um filme real", "Pior utilização de 3D" (foi o melhor que consegui traduzir de "Worst Eye-Gouging Misuse of 3D, se alguém tiver uma tradução melhor...).

Eu nunca assisti a premiação, então, não posso dizer que se trata de uma brincadeira saudável ou não. Mas acredito que a Sandra Bullock não ia se prestar a participar de uma premiação de mal gosto - não que ganhar um prêmio de pior alguma coisa seja muito legal. 

Na categoria de PIOR FILME esse ano temos:

Quarteto Fantástico 
Cinquenta Tons de Cinza 
O Destino de Júpiter 
Segurança de Shopping 2 
Pixels

Confira a lista completa clicando aqui!

Comentários

  1. Eu meio que gosto do framboesa de ouro. Bem ou mal intencionado, certos filmes merecem esse tipo de reconhecimento. É moda falar mal de Hollywood e tudo mais, mas a maior parte dos filmes listados aí são preguiçosos pra dizer o mínimo. Esses produtores/atores/diretores/roteiristas já estão cheios da grana, não precisam de mais gente passando a mão na cabeça deles. E a ironia de uma mesma atriz levar, no mesmo ano, o Oscar e o Framboesa, é melhor ainda. Mostra que foi a produção mesmo que não tirou o melhor do artista, não o artista em si que não tem qualidade. Entende o que eu quero dizer? Cinismo, quando bem medido, tem seu papel no mundo.

    https://deliriumscribens.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário