Canal da Sophie Kinsella

Qualquer leitor que conhece o PN desde 2015 sabe o quanto eu adoro a autora Sophie Kinsella. Agora em maio, a Editora Record lançou o Minha Vida (não tão) Perfeita. Mas foi através do anúncio de um novo livro, que será lançado em 2018, que eu fiquei sabendo da existência do canal dela.


Até agora a autora tem apenas quatro vídeos postados no YouTube. No entanto, já é possível ver que o seu bom humor não fica apenas nos livros. Em um deles, Sophie faz uma comparação entre espiões e escritores. E o primeiro vídeo foi uma tentativa da autora falar em italiano para agradecer aos fãs que ela encontrou em sua turnê pela Itália.
Surprise Me foi o foco do último vídeo. Ela disse que tinha acabo de terminar de escrever o livro e queria dividir essa alegria com a gente. A história é sobre um casal que ao se darem conta que terão muitos anos juntos pela frente decidem que precisam surpreender um ao outro todos dias (se eu não entendi errado). Mas como estamos falando de Sophie Kinsella é claro qu…

Como proteger o meu blog?

Pensei em esperar até Março, mas acho que esse assunto é urgente! Essa semana, eu vi pessoas muito próximas a mim e com blogs no mesmo nível que o meu que tiveram suas contas hackeadas. Isso foi um enorme susto para mim, pois achava que apenas grandes blogs eram afetados por esse tipo gente. 


Óbvio que eu não sou nenhuma especialista, mas conversando com amigos e refletindo, acreditamos que existe algumas atitudes que você, blogueirx, pode ter para não acabar sofrendo com o seu blog de anos sendo completamente deletado. Se você tiver mais dicas, comente!

1. Cuidado com os administradores do seu blog.

Um conselho que eu dou, básico, é para não adicionar qualquer um como administrador do seu blog. Existe a possibilidade de você simplesmente adicionar a pessoa como autor, assim, essa pessoa poderá fazer os posts dela e pronto. Quando você torna alguém administrador do seu blog, você está colocando ele em pé de igualdade com você. Ou seja, ele pode simplesmente deletar o seu blog inteiro. Então, tenham certeza de quem é a pessoa antes de você convidar para fazer parte do seu blog e apenas coloque a pessoa como administradora ser tiver extrema necessidade, se a pessoa mexe também no layout do blog, faz moderação de comentários, etc. Fora isso, deixe apenas como autor ou faça a pessoa enviar a postagem por email e você mesmo publica.


2. Cuidado com a sua senha.


Essa é uma dica velha que qualquer pessoa acostumada a usar a internet sabe. Mas não custa reforçar:
* Não dê a sua senha para ninguém, ainda mais pessoas desconhecidas. 
* Evite deixar a senha do seu usuário salva no navegador, principalmente em computadores públicos ou de outras pessoas. 
* Se possível, não digite a senha direto no teclado, use um arquivo do bloco de notas,copie e cole, ou até mesmo use um teclado virtual. 
* Cuidado com vírus do no seu PC e mantenha o seu anti-vírus sempre atualizado. 
* Outra dica interessante é mudar a sua senha de tempos em tempos (a cada três meses, por exemplo).

3. Faça backup do seu blog.

Assim como você coloca na sua rotina escrever posts, visitar blogs, responder comentários, passe a colocar "FAZER BACKUP" nela. Isso pode salvar o seu coração de uma ataque caso um idiota apague o seu blog. Existem dois tipos de backups no Blogger (não sei como funciona nos outros provedores), um é para você salvar o "template" do blog (MODELO > FAZER BACKUP/RESTAURAR (fica do lado direito em cima) > FAZER DOWNLOAD DO MODELO COMPLETO). Nessa opção você só irá salvar o template, ou seja, o layout do seu blog. Ela é ótima para quando você quer fazer alguma modificação no template, mas tem medo de fazer alguma merdica. 

Clique na imagem para ampliar.
BACKUP APENAS DO MODELO

A outra opção de backup, você salva todos os posts (e acredito que o layout também). Ela serve para quando você quiser mudar de provedor. Esse é o passo a passo: CONFIGURAÇÕES > OUTRO > (logo na primeiro opção) FERRAMENTAS DO BLOG > EXPORTAR BLOG > FAZER DOWNLOAD DO BLOG. 

 Clique na imagem para ampliar.

Recomendo que faça esses backups dependendo da sua regularidade das postagens. Quanto mais você posta, seria recomendando você fazer esse backup com mais frequência. Quando você faz o download do arquivo, ele vem nomeado com a data do download. Então, a única coisa que você precisa fazer é arrumar uma pastinha para salvar os backups que você for fazendo. 

Felizmente, eu nunca fui hackeada em nada nessa vida e todos os blogs que "perdi" foi por livre escolha de querer apagar na época. Mas hoje, eu estabeleci um laço muito forte com o Psicose e acho que finalmente estou encontrando o meu jeito de blogar e não quero perder isso. Como eu disse no começo do post, eu vi isso acontecer com pessoas muito próximas. Não foi nenhum blogueira famosa ou coisa do tipo. Então, amigxs blogueirxs, vamos cuidar do nosso cantinho e espalhar essas dicas para os amigxs. 

Se por acaso você tiver mais alguma dica de segurança para blogs, avisa qui nos comentários!

Comentários

  1. Nina, sua linda!
    Esse post veio muito a calhar e acredito que será de muita serventia, não só para mim, como também para nossos colegas.
    A dica de digitar a senha em outro lugar e depois só copiar e colar eu desconhecia; achei ótima. Outra dica que eu não fazia e não sabia como fazer também, era a do backup das postagens. Isso pode salvar uma vida! E vou passar a fazer isso.
    Fazem três anos que eu entrei para esse mundo dos blogs e nem sonhava que existia esse tipo de coisa por aqui também, eu era do tipo de pessoa que tinha fé na humanidade, mas depois do que aconteceu com o meu amigo, hackearam e acabaram com um trabalho de três anos, eu perdi totalmente a fé no bom caráter das pessoas. Três anos não são três dias, nem três meses, três anos é uma vida toda e é muito doloroso passar por tudo isso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Aiiiii que medooooooooo
    Mas foi eu lendo e já fazendo o back up ui
    Tenho pavor disso e um odiozinho mortal desse povo infeliz.
    Também estou em um caso de amor com o meu e ficaria arrasada se um troço desse acontecesse afff
    Que bom que você postou!!!!!!!! Um xero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário