Primeiro Turno: Resenha Lords of Waterdeep

Hoje eu venho falar para vocês de um dos meus jogos favoritos. Lords of Waterdeep, um jogo muito simples, mas que consegue conquistar muitos jogadores  por aí.



Para aqueles que não sabem, Waterdeep é uma das cidades mais importantes do universo fantástico de Forgotten Realms, que é o universo "principal" do Dungeons & Dragons, sistema de RPG mais famoso do mundo.



Dentro desse universo, nós iremos controlar um dos lordes secretos de Waterdeep, sendo que cada um possui uma vantagem diferente que influencia na pontuação do jogo, mas isto é revelado apenas no final do jogo. Nós ganhamos pontos de vitória completando as cartas de objetivo (quests) do jogo, aquele que possuir a maior quantidade de pontos de vitória no final do jogo, ganha.


Cada jogador possui uma determinada quantidade de trabalhadores que vai variar dependendo do número de jogadores, e que devem ser alocados nas diferentes construções do tabuleiro, das quais lhe permitem realizar diferentes ações, que são, adquirir dinheiro, criar novas construções, obter novos objetivos, recrutar novos aventureiros (que são representados como cubinhos de cores variadas, dependendo de sua classe), obter cartas de intriga e jogar as cartas de intriga.



depois que todos os trabalhadores são posicionados, termina-se o turno, todos recolhem os seus trabalhadores e se inicia um novo, até o final do oitavo turno, que é quando o jogo acaba.



Como eu disse, o jogo gira em torno das cartas de objetivo, sendo a melhor fonte de pontos de vitória do jogo. Existem diferentes tipos de missão que irão exigir diferentes combinações de aventureiros para serem completadas.



Este jogo possui uma interação consideravelmente baixa entre os jogadores, com essa se limitando a bloquear uma ação, colocando o seu trabalhador em uma construção. Ou jogando uma carta de intriga, que varia de fazer com que seus oponentes descartem aventureiros, até, dar um objetivo mandatório para o seu oponente, que o impossibilita de completar qualquer outro, sem antes completar este, sendo que eles possuem uma recompensa baixa em relação ao custo de aventureiros exigido.



Lords of Waterdeep é um jogo que vai acelerando o ritmo ao longo da partida, a medida que você vai traçando a sua estratégia e começam a ser criadas novas construções mais fortes, abrindo ainda mais o seu leque de opções. Apesar de ser simples, é um jogo com o qual eu sempre me divirto e espero que seja trazido para o Brasil o quanto antes!

Comentários