Canal da Sophie Kinsella

Qualquer leitor que conhece o PN desde 2015 sabe o quanto eu adoro a autora Sophie Kinsella. Agora em maio, a Editora Record lançou o Minha Vida (não tão) Perfeita. Mas foi através do anúncio de um novo livro, que será lançado em 2018, que eu fiquei sabendo da existência do canal dela.


Até agora a autora tem apenas quatro vídeos postados no YouTube. No entanto, já é possível ver que o seu bom humor não fica apenas nos livros. Em um deles, Sophie faz uma comparação entre espiões e escritores. E o primeiro vídeo foi uma tentativa da autora falar em italiano para agradecer aos fãs que ela encontrou em sua turnê pela Itália.
Surprise Me foi o foco do último vídeo. Ela disse que tinha acabo de terminar de escrever o livro e queria dividir essa alegria com a gente. A história é sobre um casal que ao se darem conta que terão muitos anos juntos pela frente decidem que precisam surpreender um ao outro todos dias (se eu não entendi errado). Mas como estamos falando de Sophie Kinsella é claro qu…

Três lições que aprendi depois de três anos participando da Bienal

Oi gente, tudo bem?! Espero que vocês estejam curtindo a Bienal de São Paulo. Ela acaba depois de amanhã, no Domingo. Se alguém ainda for lá, pode passar na Ler Editorial (M69) para me conhecer e também conhecer meu livro, Mocassins e All Stars.

Dessa vez vim deixar as três lições mais importantes que aprendi nesses três anos que participei como autora das edições da Bienal no RJ e SP... Espero que vocês gostem!



1) Vá preparado
A Bienal não só é o maior ponto de encontro dos leitores como também é o maior ponto de encontro de profissionais do mercado literário (editores, tradutores, agentes, revisores, livreiros, etc). Como autor, você PRECISA estar preparado. Não só para conversar com os leitores, apresentar seu livro e seu trabalho, mas também para conhecer e conversar com as pessoas que trabalham neste mercado. Seu livro pode ser ótimo, mas isso sozinho não significa quase nada. Seu caminho será infinitamente facilitado se você tiver contato com as pessoas certas - e, além disso, será muito mais legal também. Estampe um belo sorriso e SE APRESENTE. Simpatia nunca fez mal a ninguém! Sei que pode parecer difícil (e, acredite, para mim também é - afinal, sou mega tímida), mas faz parte do nosso trabalho. Prepare-se previamente para todo tipo de encontro. Faça seus discursos mentalmente, tanto para abordar seus leitores como para abordar seus colegas de mercado. Marque positivamente e deixe uma boa impressão!

2) Não desanime!
Muitas vezes dá vontade de largar seu estande para trás e ir fazer compras na feira. Afinal, ninguém vai lá mesmo, ninguém te prestigia, ninguém conhece seu livro... Pode parar por aí! Sim, existem momentos difíceis, eu nunca menti sobre isso para vocês. Alguns dias eu fiquei parada o dia inteiro no estande, fazendo minha panfletagem e convidando leitores para conhecer meu livro e eu não vendi quase nada. Voltava para casa/hotel totalmente desanimada, com vontade de me enfiar em baixo da coberta e ficar lá pro resto da vida, refletindo se escritora era mesmo minha carreira. E no dia seguinte? Já estava firme e forte no estande novamente. Respire fundo e siga em frente, essa é a segunda dica. É uma das dicas MAIS IMPORTANTES do mundo. Amanhã há de ser outro dia, muito melhor que o anterior. Tenha esperança nos dias melhores. Da mesma forma que tem esse dia que você fica trabalhando feito um condenado em troco de (quase) nada, também tem o dia que você mal fica no estande e seus livros se vendem sozinhos (!!!!!!!!!!! - true story). É tudo muito louco, mas também é tudo muito gostoso! Aproveite seus dias nesse lugar lindo e não se deixe ficar triste mais de uma noite!

3) Passeie também
Tire um dia, ou pelo menos algumas horas, para passar pela feira sem NENHUM OUTRO MOTIVO (p.e. conhecer os profissionais do setor, como o ponto 1) além de simplesmente passear. Se você gosta de escrever, imagino que você também ama ler. É A MAIOR FEIRA LITERÁRIA DO BRASIL, VOCÊ PRECISA APROVEITAR! Procure saber quais são os lançamentos, analise qual é a tendência do mercado, sinta do clima do público... Pode parecer besteira, mas um simples passeio encherá seu coração de leitor de alegria ao mesmo tempo que também vai ter dar muitos insights como escritor. Tire foto, curta seu momento. A Bienal é nossa casa, é nosso festival, é nossa alegria anual! Prestigie os livros nacionais, aproveite os descontos e SONHE ALTO! Sonhe com seu livro nas prateleiras da sua editora dos sonhos. Guarde aquela memória na caixinha mais especial na sua cabecinha e BATALHE pelo resto do ano. Acredite nos seus sonhos. Eles vão se realizar  <3

Comentários

  1. Sou doida pra ir à bienal como autora. Enquanto isso não acontece, sigo prestigiando os colegas escritores, fazendo contato e comprando! Uahahah
    Achei muito generoso vc compartilhar o seu ponto se vista conosco.

    Beijos,

    www.algumasobservacoes.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário