Deixa as pessoas: preconceito com gênero literário?

Hoje a coluna é pra ser curta e grossa, como a resposta que todos nós precisamos dar para qualquer um que começar a bostejar qualquer tipo de preconceito do nosso lado. Hoje vamos falar de preconceito com gêneros literários e a necessidade que certas pessoas sentem de denigrir um gênero em favor de outro ou de categorizar todo um gênero como algo completamente sem prestígio e sem valor.
No final do ano passado, a internet foi tomada por debates sobre esse assunto depois que um post ridículo de um ser humano que falava basicamente o que comentei no parágrafo aí de cima. Essa não foi a primeira vez que uma discussão do gênero assolou as redes sociais e, com certeza, também não será a última. O preconceito literário existe e está sendo difundido por aí. É nossa obrigação como leitores e escritores lutar contra ele.
"Mas, Clara, o que é preconceito literário?"
Se você vive embaixo de uma pedrinha e não teve o desprazer de ver ninguém comentando nada nocivo sobre livro nenhum, t…

LMS: Vlogs para seguir e amar

Lembra do Links Maravilhosos da Semana que "roubei" do blog Rascunho e Histórias? Então, ele está de volta *mão para alto*. É claro que quem já viu eu fazendo esse post aqui, as dicas não são necessariamente da semana e também não significa que farei isso toda semana. A questão é compartilhar links interessantes da internet.


Nesse em especial, vou indicar vlogs. Não sei se você sabe, mas agora eu estou movimentando mais o vlog "Nina Novaes" (e se quiser se inscrever, vou ficar muito feliz!). Isso fez com que eu passe a conhecer outros vloggers

Então, aqui vai:


Pandamônio TV

Não sei nem explicar o amor que desenvolvi pelos vídeos delas. O Pandamônio TV fala sobre livros, séries e filmes. Elas tem uma sinergia muito boa! Além de serem ótimas apresentando as temáticas. Se você ainda não conhece elas, está esperando o que, meu filho?


Sou fã! E agora? 

O canal da autora, jornalista, blogueira, curadora do Clube do Livro Saraiva RJ e mais um milhão de funções. Gosto muito das opiniões dela, mesmo não concordando sempre com tudo (hehe). Ela tem muita propriedade no que fala e adoro o jeito extrovertido dela! Vou compartilhar o vídeo que ela respondeu uma pergunta minha:


Ryoko Bel

Eu conheci ela na Bienal do Livro de São Paulo e que menina incrível! Antes ela também se dedicava a um blog também que agora está fora de atividade. Amo os vídeos dela (todos!). Ela fala de uma forma bem calma e segue uma linha de raciocínio bem coerente (quero ser um dia assim haha). Lá você encontra uma edições maravilhosas que ela fez com os vídeos da viagem dela para Disney (eu devia ter feito algo do tipo na Irlanda *chora*). E as resenhas dela valem super a pena!


Estante Diagonal

Quem comanda os vídeos é a Joi. O que mais gosto no canal dela são os Book Haul (basicamente as próximas leituras dela) é uma ótima maneira de ficar por dentro das novidades e conhecer vários livros de uma vez.



Esse são os vlogs que mais acompanho atualmente. Ainda estou me familiarizando com esse tipo de plataforma e sei que ainda tenho muitos vloggers para conhecer. Também sei que sigo vários pelo Instagram e pretendo fazer uma listinha e uma maratona para conhecer o trabalho de todo. Você me indica algum vlog?

No próximo LMS, eu estou pensando em fazer uma listinha de algumas obras do Wattpad e de instragramers. O que acham? 

Comentários