Resenha: Animais Fantásticos e Onde Habitam (filme)

"Só agora, Nina?" Sim. Mil perdões. Eu acabei adiando alguns dias - talvez semanas - para assistir. Eu sei que milhões de pessoas já viram e que outras tantas já fizeram resenha e vídeos - e várias outras coisas. Mas eu não posso deixar de registrar essa minha experiência aqui no blog. 


Se por acaso você é um alienígena passeando pelo meu blog, vou contextualizar. Caso já saiba do que se trata o filme, pode pular para a minha opinião. "Animais Fantásticos e Onde Habitam" é um filme do universo Potteriano - quer dizer, ele na realidade é pré-harry potter, já que ele nem sonhava em nascer. Mas é dali, do mesmo universo mágico.

O filme conta a história do Newt, o escritor do livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam", uma espécie de enciclopédia dos animais mágicos. Nesse primeiro filme - SIM! Pelo amor da nossa J.K. Rowling, vamos ter muitos outros -, Newt chega em Nova York com sua mala recheada de animais e coincidentemente a cidade começa a sofrer alguns ataques mágicos misteriosos. O Congresso da Magia (Tipo, o Ministério da Magia de Londres) está montando uma força tarefa para descobrir os responsável por colocar o segredo do mundo mágico em risco para os não-maj (tipo, os trouxas de Londres - aqueles que não são bruxos).  

Jacob e Newt, em uma das primeiras cenas do filme, em um Banco em Nova York. 
A presença de Newt na cidade chama a atenção da Tina, uma ex-aurora que ainda trabalha no Congresso. Ela está dispostas a mostrar novamente o seu valor e fará de tudo para descobrir os segredos de Newt. As coisas pioram quando ele acidentalmente troca sua maleta com Jacob - um não-maj. A confusão vai ladeira abaixo quando algumas criaturas fogem por Nova York! Newt precisa provar que suas criaturas não tem nada a ver com os desastres que andam acontecendo pela cidade - talvez algumas pequenas confusões. 

Isso é tudo o que posso dizer sem dar spoiler. A história ainda envolve bastante coisa sobre quem ou o que é responsável pelos ataques que estão acontecem em Nova York. Mas prefiro que você descubra assistindo ao filme e crie suas próprias teorias até os créditos.

Eu como sempre prefiro evitar os trailers antes de ver os filmes. Mas fiquem a vontade: 


Minha opinião


Eu demorei um pouco para me afeiçoar ao Newt e a Tina. Os dois personagens não tem uma personalidade muito carismática, assim no primeiro momento. Eles demoram mais um pouco para mostrar quem eles são e eu percebi que a trajetória de vida deles os fizeram ser mais contidos. E isso fica muito claro quando eles estão perto da Queenie, a irmã mais nova da Tina, que tinha tudo para ser uma personagem boba e fútil, mas que na realidade é aquela personagem que tem um coração enorme. Ou do Jacob, o trouxa (ou não-maj, como você preferir) que está encantado com esse mundo que ele nunca imaginou existir, mas que sempre esteve ali.

Queenie e Tina em seu apartamento. 
Com isso, eu não quero dizer que não gostei do Newt ou da Tina. Pelo contrário, eu adorei os dois. Amei conhecer os segredos que ele ganhar dentro da sua mala, como ele tem um coração bondoso e zela pelas criaturas. A Tina também é uma ótima personagem, mas que eu gostaria de ter conhecido mais - no aguardo dos próximos filmes. De qualquer forma, eu achei esse quarteto super fofo e queria guardar num potinho. 

Um dos pontos legais da história é algumas comparações do universo bruxo britânico e americano, como o fato de um chamar Ministério e outro Congresso, um chama os que não são bruxos de trouxas e ou outro de não-maj. Além de alguns outros detalhes sutis, mas que para todo fã é o que faz a diferença. 

E o que são as criaturas? Eu simplesmente amei as cenas de "perseguição" as criaturas - e olha que sou muito chata para cenas de ação. Eu fiquei tão boba quanto o Jacob vendo tudo aquilo. E ver o amor do Newt por essas criaturas dá vontade de chorar. Aquele ornitorrinco ladrão é o melhor! 


Em relação ao 3D desse filme, eu confesso que gostei bastante. Eles conseguiram trabalhar com o efeito muito bem, ao meu ver. Diferente de alguns filmes que falam que é 3D, mas ele só tem profundidade. Foram mais de uma vez que vi coisas e bichos voando para minha cara! Foi muito legal!

Por fim, eu sempre fui fangirl do Johnny Depp, mas confesso que cada ano que passa fico mais decepcionada com os atores e diretores que eu admirava. Como todo mundo diz, ele aparece apenas uns 10 segundos no filme e não sei o que esperar da atuação dele nos próximos. Só sei que estou incomodada com a presença dele. Uma, porque ele representa muitas coisas ruins que agora estão vinculadas ao filme de certa forma, e duas, todos personagens que ele fez ficaram muito caricatos e não sei quanto um vilão do universo potteriano tem margem para isso. Ou seja, chances MIL de virar um vilão m****

E você, assistiu? O que achou? Eu sai do cinema querendo ficar para a próxima sessão. Como eu tenho roteiro aqui em casa, vou providenciar logo a leitura para matar a saudade desses personagens super fofos e maravilhosos. 

Comentários

  1. Que bloguinho lindoo <3 Um amor de fofura, já vi falar muitas vezes desse filme, para ser uma boa escolha, ótima resenha

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito boa sua resenha. Gostei sim do filme, porém, minhas expectativas eram maiores. Mas devo colocar que, como me acostumei aos filmes de HP, acabei ficando exigente e acho que isso influenciou um pouco...rs Cheguei então a conclusão de que, é o mesmo mundo só que apresentado em outros olhos e que aborda com uma perspectiva diferente. Logo, minha opinião é positiva em relação a este início de saga. Amei o quarteto e espero que eles permaneçam nos outros filmes também. Do vilão foi uma pena que tivemos tão pouco. Enfim, foi realmente fantástico poder voltar ao mundo mágico e conhecer as criaturas. Seu texto ficou muito bom! Parabéns. Abraços Lierários...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thi!

      Fiquei muito feliz de receber o seu comentário. Imagino que deva ser um pouco frustrante quando criamos expectativa, mas eu fui de mente aberta haha Aliás, estou assim para essa nova retomada do universo no geral <3

      Obrigada pelo comentário!

      Volte sempre :)

      beijos

      Excluir
  3. Oi Nina!! O Newt me conquistou logo de início, assim como o Jacob, meu personagem preferido, mas a Tina demorou um pouquinho mesmo. Também gostei do 3D e tb ando decepcionada com os meus atores preferidos, é a vida.... rsrsrsrs

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!!

      Um saco essas decepções, mas fazer o que :/
      Acho que você também deve estar mega ansiosa para os próximos né?

      beijos

      Excluir
  4. Oi, Nina!
    Acredita que ainda não assisti esse filme? Pois é... Por isso estou pulando todas as opiniões porque não quero ser um tanto influenciada hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. fui ver o filme ja e totalmente me apaixonei!!!!!!!!!!!!! que fofura de filme, que historia lindinha, e td a nostalgia de voltar ao mundo de HP no cinema!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!

      Que bom saber que você também se sentiu assim <3

      beijos

      Excluir
  6. Que bela dica
    Ameiii
    Parabens pela resenha
    Seguindo seu blog ja
    Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, tudo bem?

    Acredita que ainda não fui assistir??? Na verdade, não assisti nenhum filme do Harry Potter, pois ainda não li os livros. Mas, quero muito ir assistir esse filme, pois vi o trailer e gostei bastante. Sua resenha está bem clara e concisa, claramente conseguimos captar os pontos destacados.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Pode assistir o Animais Fantásticos sem medo. Ele não dá spolier de nada do universo HP e não existe um romance para gente ler antes :)

      Obrigada pelos elogios <3

      beijos

      Excluir
  8. Oi, Nina.
    Eu amei tanto esse filme, bateu aquele sentimento de aconchego dentro do peito, nem sei explicar direito.
    O melhor é levei meus filhos, ele acabaram de descobrir o mundo de HP e estão apaixonados e eu apaixonada com isso rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cah!

      Também senti esse sentimento de aconchego e só consigo imaginar a emoção de levar seus filhos <3

      beijos

      Excluir
  9. Nunca assisti o filme, gostei muito de como você escreve. Adorei o blog, muito fofo, já estou seguindo. Também estou assistindo seus vídeos no youtube, estou inscrita. Desejo muito sucesso!
    Bjos

    http://croquiandocomagrazi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Está cada vez mais difícil dizer qual o livro mais bonito da minha estante! Só posso garantir que A Maleta de Criaturas do nosso querido e excêntrico Newt Scamander está, com certeza, entre eles. O filme me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram. No elenco de Animais Fantásticos e Onde Habitam vemos Eddie Redmayn e Katherine Waterston, dois dos atores mais reconhecidos de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário