Cursos literários no Rio de Janeiro

Olá!

Se você é como eu e adora aprender um pouquinho mais sobre escrita e sobre o mercado literário/editorial, esse post é para você! Eu comecei a estudar literatura em 2012 e desde então tomei tanto gosto que não parei mais! Tanto que meu TCC (em Relações Internacionais) e minha monografia (em Direito) foram sobre literatura (vocês nem imaginam o quanto eu penei para convencer meus orientadores de que era possível falar sobre literatura e minhas formações).



Hoje vou contar alguns cursos literários que existem no Rio de Janeiro e alguns à distância, para aqueles que não moram na cidade maravilhosa mas também querem aprender mais!

ESTAÇÃO DAS LETRAS


Primeiro, vamos falar de um dos meus lugares preferidos do Rio de Janeiro: a Estação das Letras. A Estação das letras é o "único espaço no Rio de Janeiro dedicado exclusivamente à literatura" (informações do site deles) e oferece, desde 1996, cursos e oficinas que englobam o universo literário todinho! Ela foi uma idealização da Suzana Vargas que é mestre em Teoria Literáira pela UFRJ, pesquisadora da Biblioteca Nacional e especialista em Leitura. Além disso, também é poeta, ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil. Lacradora!




Os cursos se dividem em curta (intensivo de férias) ou longa duração e você pode pesquisar quais cursos vão abrir/quais cursos te interessam fazendo um filtro pelos meses, Todos os cursos têm 50% de descontos para professores e universitários, mas as vagas são limitadas, então é bom fazer matrícula correndo! A Estação das Letras também trabalha com um Plano de Fidelidade que garante descontos aos clientes que sempre estudam por lá :)

O espaço funciona na Rua Marquês de Abrantes, nº 177 - Lojas 107/108. Do ladinho do metrô do Flamengo! Muito fácil de chegar! E ah! Esqueci de falar! Eles também tem cursos online! No momento não há nenhum na programação, mas é só ficar de olho que já já deve aparecer alguma novidade!

Eu já fiz os seguintes cursos por lá (todos de curta duração):

Introdução os gêneros literários (2012)
Mergulho na escrita (2012)
Carpintaria literária (2013)
O escritor e o Mercado editorial (2014)
Marketing para o Mercado literário (2016)

------------

CASA DO SABER

O segundo lugar que eu tenho para indicar é a Casa do Saber. Essa tem até uma filial em São Paulo também! A ideia da Casa do Saber é "permitir o acesso à cultura de forma clara e envolvente" (palavras do site deles também) e seus cursos já não são exclusivamente sobre literatura. Também temos cursos sobre história, música, psicanálise... Normalmente eles tem um cunho um pouco mais filosófico e analítico do que os da Estação das Letras, que costumam ser mais práticos e pé no chão. 



Os cursos na Casa do Saber também se dividem entre curta e longa duração e os estudantes/professores também tem desconto (de 20%). Quem paga antecipado também tem desconto de 15% e quem se matricular em mais de 4 cursos também! Anteriormente ela funcionava na Lagoa Rodrigo de Freitas, mas se mudou recentemente para um espaço planejado no Shopping Leblon, que ainda não tive a oportunidade visitar.

Eu nunca fiz nenhum curso por lá, mas morri de vontade de fazer um em Outubro de 2016 que chamava "Entre o romance e a filosofia". Para quem ainda não sabe, vou começar o mestrado em filosofia agora em Março e minha tese será sobre ética e literatura! Tudo a ver :)

--------

CCE PUC-Rio

Se você está procurando algo mais formal e universitário, a PUC-Rio oferece diversos cursos literários no seu programa de extensão, além de uma graduação chamada Formação do Escritor (morro de vontade de fazer!!! PUC, me patrocina!!!). Para dar uma olhada nas opções, é só acessar o site da CCE PUC-Rio. Os cursos abrem esporadicamente e é sempre importante você deixar seu e-mail e sinalizar interesse. Só assim eles saberão que uma turma tem potencial para ser formada!



Eu nunca fiz curso de extensão nenhum na PUC, mas fiz minha faculdade (Relações Internacionais) toda lá. Posso dizer que a instituição é incrível e tudo funciona da melhor maneira possível! Voltaria a ser aluna de lá em um estalar de dedos, se tivesse oportunidade. Você pode ver todos os cursos na categoria letras clicando aqui.

--------

CASA DA EDUCAÇÃO

Se o seu negócio não é tanto escrever, mas você quer sacar os paranauê do mercado, seu lugar é a casa da educação! Seus cursos de PUBLISHING via educação à distância darão um calorzinho no seu coração. Clica aqui pra ver! Eu também nunca fiz cursos por lá, mas sei que o de "formação de editor de livros" tem o Pedro Almeida como professor. Ele é um cara que saca muito do mercado e que é extremamente gente boa e acessível. Eu me sinto apta a dizer para vocês, só por ter o dedo do Pedro, que o curso vale o investimento!

--------

HOW WRITERS WRITE FICTION: IOWA UNIVERSITY

Vocês devem ter visto que eu postei um diploma da Universidade de Iowa no meu Facebook em Dezembro. Eu não fui até os EUA fazer o curso, é claro que não (não temos $$$$$$$$$). Eu fiz sentadinha no conforto do meu sofá e foi uma das experiências mais legais do universo! O meu cursos foi focado em literatura escrita por mulheres, então além de ter um conteúdo prático incrível, também foi mega empoderador!



Depois eu aprendi que a universidade de Iowa SEMPRE abre cursos online para serem feitos por pessoas de todo mundo, de forma totalmente gratuita! Durante meu curso, em outubro, eles avisaram que em Março devem abrir uma nova turma! Então o negócio é ficar de olho no site do programa How Writers Write Fiction!

--------

E AGORA O RESTO TODO

Elencarei aqui uns outros sites e lugares legais para fazer cursos que eu não tenho ainda muita experiência para dar minha opinião e que não são focados exclusivamente em literatura, mas que tem alguns cursos interessantes :)

--------

Espero que a coluna tenha sido interessante! É sempre ótimo ter o comentário de vocês! E ah, gente, sei que é confuso, mas aqui é a Clara, tá? Não a Nina! Eu sempre faço minha coluna por aqui nas sextas-feiras e ela é sempre sobre algum tema literário ou algum textinho de minha autoria <3

Comentários

  1. Eu nunca tinha pensado em fazer cursos assim, mas parece ser bem interessante. Eu moro no RJ mas na baixada, então é um pouco longe de tudo! :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Uma das minhas autoras favoritas sempre que pode fala de cursos sobre o tema, eu acho mega valido embora não tenha feito nenhum ainda, pode ser que esse ano eu faça. Vou caçar alguns cursos em SP sobre...
    Nossa, imagino sua luta, falar de literatura para mim foi fácil pq usei o jornalismo literário, mas em Direito nunca tinha pensado hahaha
    Curti o post <3


    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber sobre esses cursos, vou procurar algo parecido aqui em SP!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. ai nem acredito que eu sou de Sampa e não vou poder participar </3 sad
    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa preciso procurar um desses por aqui em São Paulo!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, tudo bem?

    Posso confessar que não sabia do conhecimento de nenhum curso literário >.< Se eu soubesse disso antes, com toda certeza teria cursado algo assim, pois isso sim é a minha cara e tenho certeza que amaria. Adorei as instituições que você separou, parecem ser realmente muito boas. Vou procurar algum curso desses por aqui, espero achar! Belo post!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina!! Que bacana os cursos, eu fiz letras mas já tem tanto tempo que acho importante dar uma renovada e me lembrar de algumas coisas de teoria literária rsrrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nina

    Que cursos legais, não sabia que existiam tantas variedades de cursos no ramo... Galera do Rio está com sorte, que bom saber que há varias opções, achei todas muito interessantes

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hey Claraa! Penou e conseguiu, né? Ficaria indignada se me falassem que não tem como juntar literatura com meu curso também :B Sempre quis conhecer a Estação das Letras! Parece ser tão mágico! Vocês fez tantos cursos lá *o* fiquei apaixonada pelo lugar! Gostei dos cursos da PUC também, deixa só minha mãe saber esses sites que visito... aposto que ela não me deixa sair daqui SAHDUOAHDOUHAD
    Favoritei o post porque em breve quero fazer todos os cursos disponíveis! Obrigada pela facilidade de separar e falar de cada um. Gostei muito! :3
    Beeeijos,

    http://www.utopiananuvem.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, tudo bem?
    Menina, você vai pra terceira faculdade? Acha fôlego hahaha!
    Estou na segunda (troquei de curso no final da primeira faculdade, concluí uns 85% da anterior) e já estou super cansada! :P
    Adorei o post e as dicas, procurarei por algo assim em Porto Alegre.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário