Deixa as pessoas: preconceito com gênero literário?

Hoje a coluna é pra ser curta e grossa, como a resposta que todos nós precisamos dar para qualquer um que começar a bostejar qualquer tipo de preconceito do nosso lado. Hoje vamos falar de preconceito com gêneros literários e a necessidade que certas pessoas sentem de denigrir um gênero em favor de outro ou de categorizar todo um gênero como algo completamente sem prestígio e sem valor.
No final do ano passado, a internet foi tomada por debates sobre esse assunto depois que um post ridículo de um ser humano que falava basicamente o que comentei no parágrafo aí de cima. Essa não foi a primeira vez que uma discussão do gênero assolou as redes sociais e, com certeza, também não será a última. O preconceito literário existe e está sendo difundido por aí. É nossa obrigação como leitores e escritores lutar contra ele.
"Mas, Clara, o que é preconceito literário?"
Se você vive embaixo de uma pedrinha e não teve o desprazer de ver ninguém comentando nada nocivo sobre livro nenhum, t…

Como eu consigo os meus livros

Trazer essa temática pode parecer um pouco boba para quem já está imerso no universo literário, mas já cansei de ouvir comentários espantosos sobre a quantidade de livros que eu tenho - e olha que eu conheço gente que tem muito mais. Conhecendo os leitores do Psicose, eu acredito que ter várias prateleiras de livros é normal. A questão é quando olhamos para massa, a maioria da população, a história é bem diferente. Foi pensando na curiosidade de quem não faz ideia de como se começa a acumular livros e nas pessoas que se perguntam: "será que ela comprou tudo isso?", que eu resolvi fazer esse vídeo. 



Na realidade, ele é uma inspiração de outro vídeo que vi há um tempo no YouTube da booktuber Ariel Bissett. O vídeo em questão é "Where do I get my books?". A pergunta é um pouco diferente, mas a ideia é a mesma, dizer da onde vem os livros que nós temos. Aliás, fica a dica do canal dela!

Como eu disse no vídeo, logo, logo, eu pretendo fazer um sorteio para os leitores/viewers. Então, fiquem ligados por aqui. Eu ainda estou pegando o ritmo de volta, depois de duas semanas sem conseguir sentar na frente do computador. Já estou pensando em como vou comentar os filmes do Oscar com vocês e estou finalizando a leitura do nono livro do "Desventuras em Série". Ainda essa semana vou passar nos blogs que tanto amo e que estou há semanas sem visitar. 

Comentários