Deixa as pessoas: preconceito com gênero literário?

Hoje a coluna é pra ser curta e grossa, como a resposta que todos nós precisamos dar para qualquer um que começar a bostejar qualquer tipo de preconceito do nosso lado. Hoje vamos falar de preconceito com gêneros literários e a necessidade que certas pessoas sentem de denigrir um gênero em favor de outro ou de categorizar todo um gênero como algo completamente sem prestígio e sem valor.
No final do ano passado, a internet foi tomada por debates sobre esse assunto depois que um post ridículo de um ser humano que falava basicamente o que comentei no parágrafo aí de cima. Essa não foi a primeira vez que uma discussão do gênero assolou as redes sociais e, com certeza, também não será a última. O preconceito literário existe e está sendo difundido por aí. É nossa obrigação como leitores e escritores lutar contra ele.
"Mas, Clara, o que é preconceito literário?"
Se você vive embaixo de uma pedrinha e não teve o desprazer de ver ninguém comentando nada nocivo sobre livro nenhum, t…

LMS: Conversa Paralela

Lembra da época da escola que os professores gritavam lá na frente: "Melhor parar com essa conversa paralela!". Bem, essa é a minha inspiração para os Links Maravilhosos da Semana ~ dessa semana, dã. Temos dica de um vlog que adoro que poucas pessoas conhecem, uma playlist de fossa e um sorteio que tem tudo a ver com paralelo. 


Já que estamos aqui de conversa fiada... Se você é amante da sétima arte e tem uma forte tendência a curtir filmes de terror, eu tenho um canal perfeito para você. Final Girl, apresentado pela Maitê, se propõem a falar de maneira simples e acessível sobre cinema. Eu gosto muito de como a Maitê explica os filmes e formula suas críticas. Ela também faz alguns vídeos sobre curiosidades que são ótimos. Outro ponto que você pode achar meio estranho, mas que eu amo nos vídeos dela, é a sua voz! Sim! Eu gosto muito do jeito como ela fala e o microfone poderosíssimo que ela utiliza dá uma clareza enorme. Alguns vídeos, inclusive, ela faz em formato de podcast. Se você ainda não conhece o canal Final Girl, fica aqui a dicona


O outro link dessa semana é um playlist que a Léa divulgou no blog Rascunhos e Histórias. Achei bem digna de ser compartilhada, ainda mais que ela fez um banner super fofo, além da playlist se valer por si mesma ~ leia inventou o LMS só para eu ficar indicando os posts maravilhosos do blog dela haha. 

Por último ~ mas não menos importante para essa nossa conversa ~, que tal uma dica de sorteio para ganhar um exemplar completamente autografado por todos os autores de Mundos Paralelos? Publicado pela editora abril, a coletânea reuni autores de sucesso no Wattpad trazendo contos distópicos. A nossa colunista e também uma das autoras do livro está organizando um sorteio lá no Facebook. Clique aqui para saber mais informações sobre as regras e como participar. 

Comentários

  1. Oi, Nina!
    Toda vez que os professores reclamavam de conversa paralela, eu estava no meio hahhahaha
    Adorei a coluna! E eu também tenho uma playlist para ouvir na bad hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir

Postar um comentário