Resenha: Os 12 Signos de Valentina

Em junho, Os 12 Signos de Valentina da autora nacional Ray Tavares foi publicado pela Galera, selo do Grupo Editorial Record. Ao que parece, o sucesso estrondoso que título fez na plataforma Wattpad há alguns anos, se repete nas livrarias.

Psicose da nina: Os 12 Signos de Valentina de Ray Tavares

Fica difícil imaginar alguém que não tenha o mínimo interesse em astrologia, nem que seja pela pura curiosidade de ouvir sobre e dizer "mais que bobagem". Ter um livro onde o seu título promete desbravar todos os signos do zodíaco atrai a atenção do leitor logo de cara.

Na história, Isadora acabou de sair de um relacionamento de mais de 6 anos da forma mais traumática possível. Ela não apenas foi traída pelo namorado, como essa traição foi anunciada no dia do seu aniversário com direito a plateia - e tudo! Totalmente arrasada e tentando se livrar das amarras de tantos anos de relacionamento... Após uma noitada com sua prima, Isadora tem uma luz.

Os 12 signos de valentina

Na realidade, ela tem um encontro com a faxineira da boate que acaba revelando que o namoro dela já estava fadado ao fracasso por causa da incompatibilidade de signos. A partir dessa sementinha plantada em uma noite regada com muito destilados e derivados, somado a trabalho sobre jornalismo investigativo para faculdade, Isadora cria Valentina. E com esse pseudônimo, ela decide passar o rodo no zodíaco experimentando caras de cada signo. A única coisa que ela sabe é que, segundo os astros, o seu par perfeito seria um libriano. Será?

Quando assistimos a comédias românticas, geralmente nos deparamos com a mocinha muito triste por um final de namoro logo nos primeiros quinze minutos de filme (...), mas esses filmes nunca mostram quando o falecido decide retornar, enviar mensagens, tentar algum contato.

O livro é muito engraçado e duvido que você não sai pesquisando no google sobre o seu mapa astral depois dos primeiros capítulos. A ideia de intercalar a história com o blog da Valentina, apresentando tanto um estrutura de texto de blog como uma ficha técnica dos signos, deixou a história ainda mais divertida.

Os 12 signos de valentina

O que eu mais gostei foi o fato da Isadora ser um girl power assumida. Apesar de começar o livro na fossa, ao longo da história, a personagem desenvolve bastante o pensamento de "sermos felizes por inteiro e não basear a nossa felicidade na outra metade laranja". As reflexões sobre relacionamentos e amor próprio são perfeitas! E fica a dica de um chick-lit para feministas. O posicionamento político e ideológico da personagem - ou da autora, já que em entrevista a Capricho, Ray Tavares disse que Isadora tem muito dela - é deixado bem claro e aparece repetidas vezes (até de mais para mim), mas pode ser mais um ponto de destaque para quem acha que comédias românticas não podem falar sobre assuntos sérios.

Quando é que "ser feliz sem precisar de homem algum" vai entrar na pauta dos roteiristas e cinegrafistas?

A experiência da personagem experimentar todos os signos e o leitor de descobrir como o seu signo é avaliado (ou do parceiro, ou daquela pessoa que você ficou algumas vezes, ou do ex...) pela Isadora é apenas um dos fatores motivador para querer ler tudo até o fim. O ship não demora muito para ser revelado e temos várias reviravoltas de cair o queixo até a última página. A Ray Tavares teve a preocupação em retratar da forma mais verossímil possível como é sair de uma fossa pós fim traumático de relacionamento. Rolou identificação? Várias!

Ray Tavares, autora de Os 12 signos de valentina
A equipe do PN comparecendo em peso no evento!

Eu tive o prazer de conhecer a autora pessoalmente na sessão de autógrafos que aconteceu aqui Rio no dia 01/07. Ela é muito sorridente e recebeu todos os leitores com um enorme carinho, inclusive eu que já tinha o livro autografado. Já estou na torcida para encontrá-la novamente na Bienal do Livro do Rio.

Mais sobre o livro

Título original: Os 12 signos de Valentina
Autora: Ray Tavares
Ano: 2017
Editora: Galera Record
Páginas: 392

Sinopse: Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex-namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?

Comentários

  1. Queria poder usar uma roupa tão estilosa quanto o look da Nina ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joi!!! A gente tenta hahaha

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário