Saiu a programação oficial da Bienal do Livro 2017

Finalmente! Depois de meses de angústia esperando, alimentando expectativas, sobre o que a Bienal traria pra gente nesse ano... Hoje (dia 8), a organização do evento liberou a programação completa. Como ela é GIGANTE e cheia de coisa maneira, eu fiz uma seleção do que você não pode perder! E também não deixa de ser uma dica de onde você pode me encontrar por lá.

A programação oficial saiu e já estamos formando fila haha Essa foto é da Bienal 2015 (fonte)

DIA 01/09

Jogos de Tabuleiro
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
13h00
Essa é uma dica para quem quer fugir  um pouco dos livros. Já tivemos um colaborador no blog, Black Bogard (Estante 42), que falou sobre Jogos de Tabuleiro. Vamos ver se convenço ele a dar o seu parecer sobre essas sessões que vão acontecer no Geek & Quadrinho. Editoras de jogos vão realizar partidas com o público e é uma ótima oportunidade para você se apaixonar também por esse hobby que vem crescendo no país. 

Feminismo Hoje
Pavilhão 3 - Azul
Café Literário
19h00
Mediado por Marina Gonçalvez, o bate-papo conta com a participação das autoras Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antonia Pellegrino. Essas mulheres incríveis vão abordar o fortalecimento do feminismo nos últimos tempos trazendo para discussão as vitórias já conquistadas e caminho que ainda tempos pela frente na luta pela igualdade.


DIA 02/09

Pode relaxar aí que nesse dia tem muita coisa. Então, prepare a mochila e dê preferência para roupas confortáveis. E já começa anotar:

Agora e para sempre! - Jenny Han
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
11h30
Já começamos esse evento super bem sabendo que a mediadora será a Frini! Yeeeey! Será um bate-papo entre os leitores a autora Jenny Han de Para todos os garotos que já amei. Ela vai falar sobre a sua mais nova obra e a representatividade feminina na literatura - isso nos interessa muito! 

Na Bienal do Livro de 2015, eu tive o prazer de participar do espaço Encontro com Autores no bate papo da Sophie Kinsella (minha diva da literatura) e foi incrível. Se você estiver na dúvida se vale a pena, leia sobre a minha experiência com a Sophie. 

Girl Power: as maiores heroínas da cultura Geek
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
14h00
Depois de falar sobre representatividade feminina na literatura com a Jenny Han, que tal emendar depois do almoço uma discussão sobre personagens femininas da cultura pop? Você nem vai precisar sair do pavilhão verde. As autoras que vão debater sobre o assunto são Flávia Gasi, Babs e Rebeca.

Em novos caminho - Paula Hawkins
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
15h30
Você encontra a autora Paula Hawkins de A Garota do Trem. O papo promete falar sobre processo de escrita e criação do seu mais novo livro Em Águas Sombrias. Também ficamos na torcida para que ela revele alguma coisa sobre as novidades da adaptação para o cinema desse livro.

Oficina de Poções 
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
16h00
Talvez eu tenha lido sobre esse evento umas dez vezes para ter certeza? Sim, senhora. É muito Harry Potter isso. Assim como o evento de Jogos de Tabuleiro será uma atividade interativa e para nossa alegria terá em mais de dia. Então, vale a pena conferir a programação completa. Talvez eu tenha que brigar com algumas crianças... 

Intercâmbio, uma viagem com Leisa Rayven e Babi Dewet
Pavilhão 4 - Verde
Arena #SemFiltro
17h00
A duas autoras tiveram uma trajetória bem parecida. A australiana Leisa Rayven iniciou sua carreira no teatro e Babi é formada em cinema. E ambas fizeram grande sucesso na internet escrevendo fanfics. Acho que será um papo muito interessante, além de ser mega atual e relevante para literatura jovem. 

Babi Dewet na Bienal 2015.

E agora eu deixo em suas mãos decidir entre esses dois eventos:

Game é coisa de menino?
Pavilhão 4 - Verde
Arena #SemFiltro
19h00
Já sabemos bem qual é a resposta dessa pergunta. Ainda assim, é extremamente pertinente esse tipo de discussão! As meninas ainda são tratadas com muito preconceito dentro da comunidade, sem contar que o machismos entre os gamers não é a exceção, infelizmente. Quero muito saber o que vai render esse papo.

How to talk to girls at parties
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
19h00
Outra opção no mesmo horário é esse evento no Geek & Quadrinhos sobre a adaptação para HQ do "How to talk to girls at parties", de Neil Gaiman. A conversa será mediada por Affonso Solano (curador do espaço) e contará com a presença do quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon.  

Aí, você pensa o que, que vai poder dormir até tarde no dia seguinte depois dessa maratona? Pode acordar bem cedinho se quiser ver Sofia Silva.

DIA 03/09

Falando quase a mesma língua - Sofia Silva
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
11h30
Mais uma vez a Frini mediará essa conversa (já falei que adoro as mediações dela?) que será sobre o processo de escrita para web e adaptação para livro físico. Um fenômeno cada vez mais recorrente na literatura mundial.

Novos canais literários
Pavilhão 3 - Azul
Café Literário
12h00
Se não der para pegar senha para a conversa com a Sofia, vale muito a pena fugir do tumulto da hora do almoço, no Café Literário. Mediado pro Mariana Filgueiras e com a presença de alguns pioneiros na blogosfera literária, eles vão debater sobre blogs, clubes do livros, resenhas online e novos modos de contato entre leitores e livros. Meu coração vai ficar aperado em ter que escolher entre os dois eventos. Vou deixar o destino me guiar nessa escolha.

Vivendo um romance - Abbi Glines
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
14h00
A Frini está em todas, heim? Ela também mediará essa sessão com a autora Abbi Glines da saga "Rosemary Beach" e do livro "Último Adeus". Eu fiz um post falando um pouquinho mais sobre ela. Pelo site de Abbi, ela parece ter um humor ótimo e, junto com a Frini, acho que vai render umas boas risadas para quem tiver a oportunidade de conferir o bate papo.

DIA 4/09

Achei que ler era chato
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
15h30
Essa mesa conta com a presença da autora Vivi Maurey (#Fui) e os autores Luis Eduardo Matta e Marcelo Amaral. O foco será em como despertar o gosto pela leitura na juventude e vencer o preconceito de que "literatura é chata".

DIA 07/09

Intercâmbio, uma viagem com Gayle Forman e Paula Pimenta
Pavilhão 4 - Verde
Arena #SemFiltro
17h00
Paula Pimenta e Rosane Svartman vão mediar e conversa com a escritora Gayle Forman - confesso que é autora internacional que estou mais ansiosa para conhecer. Elas vão falar sobre Se eu ficar, que teve adaptação para o cinema. Pior que ainda não li nada da autora, mais senti tanta empatia por Gayle, enquanto pesquisava mais sobre ela, que agora quero dar um abraço nela! 

Paula Pimenta na Bienal de 2015.


DIA 08/09

Dos livros para as telas e teatro
Pavilhão 4 - Verde
Arena #SemFiltro
18h00
Luiza Trigo, Isabela Freitas e Carina Rissi conversam sobre os sucessos dos seus livros que ganharam adaptações para as telonas. E agora estou choquita de saber que um livro da Carina vai ser adaptado, alguém sabia disso? Qual livro? 

DIA 09/09

GOT x Senhor dos Aneis
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
14h00
Caril Moreira, Mikan, Gaveta e Affonso Solano irão defender cada um a sua obra favorita de forma bem humorada. Não sei no que vai dar isso, mas já estou levando a pipoca. 

Terror e suspense, como não amar? - Karin Slaughter
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
15h00
Eu já estou aqui na torcida para que os meus livros da autora cheguem aqui em casa! E espero conseguir ler pelo menos um. A Frini também mediará essa conversa que trará a opinião da Karin sobre como é ser mulher entre a predominância masculina entre autores de thrillers. 

FML Pepper. Foto: Simone Mascarenhas.
Publiquei! E agora?
Pavilhão 4 - Verde
Geek & Quadrinhos
16h00
Affonso Soloano será o mediador da mesa que reúne autores independentes que contarão suas experiências no mercado literário. Os autores são: FML Pepper, Diogo Andrade, Rômulo Felippe e Kel Costa. 

Queria muito poder ir no último dia, mas vou fazer uma prova *cry*. Então, curtam bastante por mim e me contem tudo depois!

DIA 10/09

Mais um capítulo, por favor! - Carina Rissi
Pavilhão 4 - Verde
Encontro com Autores
11h30
A autora de "Perdida" vai falar sobre o seu mais novo livro "Quando a noite cai", que já recorde de vendas! Conheça mais sobre a autora, tire suas dúvidas e converse muito com a Carina - por mim, por favor!

Intercâmbio, uma viagem com V. E. Schwab e Frini Georgakopoulos
Pavilhão 4 - Verde
Arena #SemFiltro
14h00
Se é mediado pela Frini, você não pode perder! V. E. Schwab foi finalista do Goodreads Choice 2013 Book Awards e ficou entre as melhores publicações de fantasia de 2014, de acordo com a American Library Association.

Frini no lançamento do seu livro Sou Fã! E agora? na Bienal de São Paulo 2016.

Para deixar bem claro, esses foram os eventos que chamaram a minha atenção da programação oficial da Bienal Internacional do Livro do Rio. Mas você pode conferir a lista completa no site do evento. Inclusive, é possível fazer um cadastro rápido, favoritar os eventos que você quer ir e gerar uma lista em ordem cronológica prontinha para imprimir. Achei isso maravilhoso! Foi assim que consegui montar essa seleção para vocês sem ficar maluca (haha). 

Também vale ressaltar que ainda tem "muito tempo" até lá, ou seja, podem surgir novidades na programação oficial. E, assim que eu tiver informações, venho contar para você o que as editoras estão aprontando e onde encontrar autores nacionais pelo evento. Então, de fique de olho no PN e nos vemos na Bienal. 

Para informações sobre como participar dos eventos e a distribuição de senhas, clique aqui

*As fotos desse post são do evento de 2015 ou tiradas da internet. 

Comentários

  1. Sei que a gente não fez planos, mas essa programação tá me dando vontade de comer, dormir e respirar bienal hahahahaahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou montar um esquema super especial para gente <3

      Excluir
  2. Nina do céu, que programação maravilhosa é essa?? Queria poder participar de tudo, acho que vou ter que arrumar um vira-tempo, rs.
    Muito boa sua seleção!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou é louca para te ver!!! Será o melhor "evento" <3

      Excluir
  3. Acredita que nunca fui em nenhum desses eventos da Bienal?! Eu geralmente só fico garimpando a procura de promoções (Rebecca, a doida rs) ou batendo papo com minhas autoras preferidas <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário