Encontro com Livreiros - Editora Sextante e Arqueiro

Esse é o quarto evento consecutivo organizado pela Editora Sextante/Arqueiro que o PN marca presença. Desde a o primeiro evento que eu fui, em maio de 2016, fiquei impressionada com carinho e alegria essa equipe linda que compõem a equipe escolhe os livros que vão parar nas nossas estantes. Veja tudinho que rolou no evento!


O evento foi aberto trazendo algumas reflexões muito pertinentes. Primeiro, fomos instigados a pensar a importância daqueles profissionais para identificar potenciais livros nacionais e internacionais que agregam de alguma forma, seja pela carga emocional ou por pelo seu conteúdo mais reflexivo, aos leitores brasileiros. Um preocupação que a Sextante sempre teve é manter um valores e trazer livros que deem uma direção aos leitores.



No dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, veremos correr pela internet uma campanha de incentivo a leitura que começou na Bienal do Livro Rio deste ano: Leia Seja. A ideia é mostrar para as pessoas que somos o que lemos, que ler nos permite ser em várias formas, de vários jeitos. Tudo isso com o objetivo de chamar a atenção para os livros em meio a concorrência de tantas outras opções de entretenimento. 

A abertura do anúncio dos lançamentos e destaques do semestre da editora começou com Dan Brown, um autor que tem uma ligação muito importante para eles. Tudo começou quando o pai dos donos da Editora insistiu que eles precisavam publicar um livro do Dan Brown, mesmo a editora ainda não trabalhando com ficção. E mesmo com certa relutância acabaram publicando. Ainda bem, né? 


O sucesso de Dan Brown é tão grande que a editora conseguiu fechar uma equipe de tradutores para que o novo livro Origin fosse traduzido a tempo de ser lançado junto com a versão original no dia 3 de outubro. Mais uma vez, o autor irá misturar ficção com realidade tendo como foco a inteligência artificial promovendo o diálogo entre a religião e a ciência.

A editora também lançou o novo livro da Lucinda Riley, A Irmã Pérola, que faz parte da série de seis irmãs adotivas que receberam cartas do seu pai milionário/falecido com pistas de onde elas vieram. Pelo que me lembro/entendi, o Brasil foi um dos primeiros países a publicar o livro. Além da série, eles também estão publicando os livros independentes da autora e trazendo alguns livros publicados por outras editoras em uma nova reimpressão.


Outro destaque, que o PN acha importante destacar é o livro Entre Irmãs da autora pernambucana-americana Frances de Pontes Peebles (filha de pai americano e mãe brasileira). Ela escreveu uma ficção muito tocando sobre duas irmãs no anos de 1930 no nordeste brasileiro. O livro já foi adaptado para o cinema e tem estreia marcada para 12 de outubro. Você pode conferir o trailer nesse link.

Depois Daquela Montanha é outro livro publicado pela editora que logo, logo estará nas telonas. Estrelado por Kate Winslet e Idris Elba, ele conta a história de dois estranhos que acabam contratando uma avião particular para chegarem em seus destinos, mas no meio do caminho acontece um acidente e os dois ficam perdidos no meio de montanhas congelantes. Em uma parte do trailer, a personagem da Kate Winslet cai em um lago e pessoal não deixou de soltar a piada de que agora era vez dela sofrer congelada - fazendo referência a cena do Titanic em que a personagem dela, Rose, deixa o Leonardo DiCaprio, Jack, congelando no mar.


Antes de finalizar, a autora e jornalista, Daiana Garbin foi convidada ao palco para falar um pouco do seu livro Fazendo as pazes com o corpo. Eu confesso que antes dela explicar mais sobre sua trajetória e a proposta do livro, eu não dava nada para ele. Diana Garbin disse que o livro é divido em duas parte: onde na primeira ela dá o seu relato mais pessoal sobre como ela enxergou o seu corpo e lidou com isso durante toda sua vida; e na segunda, ela fez pesquisas e traz debates chegando a conclusão que esse é um problema da sociedade atual. O objetivo dela é quebrar esse sentimento de inadequação do corpo e da pessoa diante de uma cultura de padrões impossíveis de alcançar. Em alguns momentos, ela disse passar além da questão do corpo para falar sobre o ideal de sucesso e felicidade.


Como sempre fomos muito bem recebidos por toda equipe da editora, com aquele tradicional cafézinho na chegada e um kit com dois livros na saída. E ainda tivemos alguns plus! Durante o evento eles ainda sortearam alguns kits extras com livros diferentes do que foi distribuído e rolou cabine de fotos. E agradeço muito a companhia da Carol do Pequena Jornalista nas fotos e nesse dia.


Esses foram os mimos do evento de hoje!

Esses foram os mimos que deram no evento da Bienal do Livro Rio

Desde o evento fechado que eles realizaram na Bienal do Livro, eu estou impressionada com a qualidade das ecobags que eles estão distribuindo - Desculpa, gente, eu sou a maníaca da ecobag. No evento da Bienal foi uma bolsa de praia linda da Abbi Glines! E agora estou apaixonada por essa do Dan Brown. É muito carinho em cada detalhe! Mais uma vez foi um evento incrível que outras editoras podiam muito bem tentar adotar - só não sei se eles vão conseguir uma equipe tão simpática e divertida como essa.

Confira as fotos do evento e clique nas fotos para ampliar:











Se você quiser conferir a cobertura dos eventos anteriores é só clicar nos links: maio/2016 - outubro/2016 - março/2017

Comentários