Netflix: O Nevoeiro

Em um desses meus dias de ressaca da vida, eu assisti a primeira temporada da nova série da Netflix baseada em um conto do Stephen King, O Nevoeiro (The Mist). A série conta com dez episódios de cerca de 40 minutos cada um e super dá para fazer um maratona de um dia. Para quem não conhece o conto, vou contextualizar. 


Essa não é a primeira adaptação do conto O Nevoeiro. Em 2007, Stephen King se juntou ao Frank Darabont para criar o roteiro do filme. Apesar de apresentar alguns pontos diferentes, como o final, o filme tem em sua essência bastante coisa do conto. Desde então, vem sendo negociado e discutido a possibilidade de desenvolver uma série também baseada em um dos clássicos de King. Dessa vez foi preciso mexer um pouco mais história e ampliar o enredo para que pudesse tem desenvolvimento para vários capítulos e temporadas.

O Nevoeiro é sobre uma cidade se vê invadida por um nevoeiro denso que está mantando pessoas. Ninguém sabe se existe alguma coisa no meio dessa fumaça ou se é a própria que está causando as mortes, ou mesmo quem ou o que é responsável por ela estar ali. Para sobreviver, as pessoas precisam ficar em ambientes isolados. A partir do momento que o nevoeiro chega em Bridgeville tudo que é eletrônico para de funcionar e um estado de luta pela sobrevivência se instaura na cidade. As pessoas passam a lutar contra esse inimigo que ninguém sabe ao certo do que se trata. Mas talvez o maior inimigo dessas pessoas seja o medo e a ganância humana.


Eu achei que ficou uma vibe muito The Walking Dead - não que isso seja um problema, porque gosto - só que ao invés de zumbis temos um nevoeiro. Diferente do conto/filme, não temos um grupo isolado no mercado, mas vários grupos pela cidade onde as pessoas estão tentando se achar e buscar suprimentos. Os conflitos pessoais entre os personagens também foi muito bem trabalhada, ao meu ver. Isso fez com que desse um dinamismo maior a série. Alguns coisas são meio óbvias é legal ver como tudo foi se encaixando até o último episódio.



Para quem curti o um Stranger Things, a série O Nevoeiro pode ser uma boa enquanto esperamos até a estreia da próxima temporada das nossas criancinhas. Fãs de TWD também podem curtir bastante! Ao que tudo indica, O Nevoeiro terá uma segunda temporada onde será explicado melhor as questões da origem do nevoeiro e de um projeto militar que parece ter relação com tudo isso. Agora é indicar a série para todos os amigos verem e os produtores não desistirem da gente. Preciso de respostas! Preciso da segunda temporada! 

Comentários