Deixa as pessoas: preconceito com gênero literário?

Hoje a coluna é pra ser curta e grossa, como a resposta que todos nós precisamos dar para qualquer um que começar a bostejar qualquer tipo de preconceito do nosso lado. Hoje vamos falar de preconceito com gêneros literários e a necessidade que certas pessoas sentem de denigrir um gênero em favor de outro ou de categorizar todo um gênero como algo completamente sem prestígio e sem valor.
No final do ano passado, a internet foi tomada por debates sobre esse assunto depois que um post ridículo de um ser humano que falava basicamente o que comentei no parágrafo aí de cima. Essa não foi a primeira vez que uma discussão do gênero assolou as redes sociais e, com certeza, também não será a última. O preconceito literário existe e está sendo difundido por aí. É nossa obrigação como leitores e escritores lutar contra ele.
"Mas, Clara, o que é preconceito literário?"
Se você vive embaixo de uma pedrinha e não teve o desprazer de ver ninguém comentando nada nocivo sobre livro nenhum, t…

CCXP17: Artists' Alley - conheça as quadrinistas que estarão por lá

Não sei se já comentei por aqui, mais a CCXP17 repaginou todo o site do evento. Agora é possível conferir mais informações sobre as atrações e esse evento ÉPICO. Inclusive, eles divulgaram a lista completa de artistas e mesas na Artists' Alley.

Bianca Pinheiro (Fonte da foto)

Nesse espaço dentro da Comic Con Experience, você encontra desde quadrinistas consagrados no Brasil e internacionalmente, como também novos talentos e profissionais independentes. A Artists' Alley são literalmente mesas onde os artistas podem interagir com o público, autografar seus trabalhos e comercializar artes originais. 

A título de curiosidade, a Artists' Alley da CCXP é a maior área do gênero em eventos do Hemisfério Sul. Em 2017, o espaço terá 352 mesas e mais de 489 roteiristas, ilustradores e artistas gráficos.

Como o PN faz questão de destacar o protagonismo feminino nas mais diversas áreas, nós não poderíamos de deixar de citar alguns nomes que você encontrará na Aristis' Alley desse ano:


Adriana Melo

Quadrinista que atualmente está trabalhando para a Titan Comics, mais especificamente em uma nova série do 9th Doctor. Adriana já trabalhou para DC Comics, Marvel, Dark Horse e Image Comics. Clicando no nome dela, você será redirecionado para a fanpage oficial da artista onde encontrará mais trabalhos feitos por ela.



Quadrinista e ilustradora curitibana, Bianca Pinheiros é mais conhecida pela webcomic Bear, que está sendo publicada pela Editora Nemo. Ela também é autora da HQ independente "Dora" (2014), além de ter participado de algumas produções coletivas. Você encontra bastante informação no tumblr da artista





Além de ilustrações e quadrinhos, Mariana também produz animações e faz umas dolls lindas! 


Linha from Mariana Zancheta on Vimeo.

Obviamente, essas são só algumas das artistas que você poderá encontrar na CCXP2017. Até Dezembro, eu vou trazer mais algumas para nós conhecermos juntas! Combinado?

Comentários

  1. Queria taaanto uma credencial.............
    vou jogar no ar aqui, vai que... hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Ninaaaaaaaaaa
    Nunca consegui ir na CCXP porque eu moro longe (apesar de ser a capital do Brasil, não é muita coisa cultural que acontece aqui).
    Mas eu ameeeei o Artist's Alley e o fato de ter muita mulher de peso.
    Que maravilhosas essas que você mostrou.
    Tem muito Girl Power nessa vida, né?

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário