Sweek | Top 5 dicas para arrasar na plataforma

O Sweek é uma plataforma online de autopublicação que permite que qualquer pessoa publique e leia histórias totalmente de graça. Até o final do mês, você pode participar do SweekStars! Eu fiz um vídeo no YouTube com todas as informações. Hoje eu vou dar algumas dicas, que também servem para esse concurso, mas que, na realidade, é para todo mundo que quer arrasar no Sweek.

"Você deveria escrever um livro."


Não é tudo, mas é a primeira coisa que a gente vê: CAPA

Desculpa destruir o seus sonhos, mas não existe essa história de não julgar o livro pela capa. Óbvio que a beleza pode ser relativa, mas existe um certo consenso de estética sobre o que seria uma capa bonitinha ou não. Mas o mais importante é ela ter a ver com a história. Não apenas no Sweek, a maioria das vezes, o primeiro contato das pessoas com uma história é por meio da capa. Se for possível, contrate um capista, porque ter a ajuda de um profissional sempre é a melhor opção. Mas se a grana estiver curta, também não existe desculpa. Na internet, você encontra vários sites que permitem o usuário desenvolver projetos de forma bastante intuitiva.


Um errinho ou outro às vezes passa, e não é fim do mundo, mas: REVISE 

Uma dica muito importante é você sempre revisar o seu texto antes de publicar, tanto para evitar os erros de digitação e ortografia, como para ver se o que você escreveu faz sentido. Eu sei que nem sempre é possível pedir para alguém ler e te ajudar nesse processo, mas seria o ideal. Às vezes, quando estamos com a história ou o texto na cabeça, no processo de leitura ou releitura prevemos o texto em vez de realmente ler e os erros acabam ficando invisíveis a nós. Ter um segundo olhar pode te ajudar bastante. Se você estiver sozinho nessa, procure dar um tempo depois da escrita e deixe para revisar mais tarde ou no outro dia, quando as palavras já não estiverem tão frescas na sua cabeça e você consiga reler mais focado em corrigir os erros.  


Divulgue a sua história, mas com moderação: NÃO FAÇA SPAM

Quando a gente posta alguma coisa na internet sempre temos a esperança de viralizar de alguma forma, ser a próxima história que todo mundo quer ler. Para isso, a divulgação é um ponto primordial. Existem grupos, páginas e várias formas de você espalhar sua história por aí. Só o que não dá é ficar jogando os links "na cara" dos outros e sair correndo para a próxima vítima. Crie uma conexão com a pessoa que você quer que leia sua história, explique do que ela se trata e pergunte se há realmente interesse da pessoa em ler. Nunca, nunca, nunca saia jogando o link por aí sem nem ao mesmo fazer uma breve introdução. Pensar e planejar a sua divulgação é uma ótima forma de você conhecer melhor o seu público em potencial e desenvolver conexões de verdade com os seus leitores. Sempre é importante pensar em como você gostaria de ser abordado se alguém viesse lhe oferecer uma história. Aliás, uma dica que deixo aqui é o grupo oficial do Sweek no Facebook.


Ganhar é bom, mas o que vale é participar: CONCURSOS

Uma das coisas mais legais do Sweek são os inúmeros concursos promovidos na plataforma - tipo, SEMPRE! São concursos oficiais organizados pela equipe do Sweek e às vezes em parceria com autores ou blogueiros. Normalmente sempre tem algum prêmio, mas o simples fato de você participar já é muito legal. Primeiro que você só tem a chance de ganhar se tentar, não é mesmo? O segundo ponto é que esses concursos são formas de incentivos para os sweekers, tanto os escritores quanto leitores, a continuarem interagindo na plataforma. Muitas vezes, eles são levados a sair de suas zonas de conforto explorando novas escritas e leituras. Se você quer arrasar no Sweek, não pode ficar de fora dos concursos. 

Regra de ouro: INTERAJA

O Sweek é uma rede social para leitores e autores. E como toda rede social, ela só faz sentido se os usuários da plataforma se propuserem a interagir um com outro. Jogar sua história lá e não procurar outra para ler e comentar é a mesma coisa que você ir a uma festa e ficar num canto parado, sozinho. Ninguém vai ver você e, com certeza, você não vai aproveitar nada. Então, se joga! Procure conhecer novas histórias e autores, comente, siga... resumidamente, interaja.

"Eu gosto de te mostrar o que estou lendo"

Eu espero que essas dicas possam te ajudar a aproveitar ao máximo o Sweek. E se você tem mais alguma dica, comenta aqui nesse post e vamos conversar sobre o assunto. Ah! Também vale divulgar a sua história aqui, mas não joga o link  e sai correndo (pelo amor de Deus!), conta antes um pouquinho sobre o que é. E se você já estiver participando do SweekStars, eu lhe desejo boa sorte!

Comentários

  1. Oi, Nina!
    Já tenho um conto no Sweek!
    Preciso colocar outros. :D
    E, realmente, quem não julga o livro pela capa?
    Todo mundo! Hahahahaha
    Pode até se enganar, mas julga.
    :P


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário