Desafio de releitura: Harry Potter

Minha história literária (autônoma) começou em 2000. Quer dizer, em 2001 porque, em 2000, ler ainda não era uma atividade bem vista por mim. Nem escolhida.

Como uma criança muito medrosa e obediente, eu sempre fiz todas as tarefas obrigatórias da escola. Inclusive, lembro-me especialmente de um livro que li no Fundamental I (entre a 3ª ou 4ª série na minha época, não lembro bem) que se chamava O garoto sem imaginação. Tive um ou dois pesadelos por conta dele.


Mas, em geral, achava ler chato. Demorava muito, eu tinha que criar as ideias, imagens, personagens na minha mente... Quanto trabalho! Me recomendavam como uma atividade leve e divertida mas, que na minha visão de quase 10 anos, não passava de um baita esforço pra nada.

Só que na entrada do novo século, tudo mudou pra mim. No ano anterior, meu irmão (que é 4 anos mais velho do que eu) havia ganhado um livro de uma tia, que acatou a recomendação na livraria local sobre um bruxinho que se metia em altas confusões. Um tal de Barry Trotter ou algo do tipo. Meu irmão leu e achou incrível! Recomendou a todos da casa: meus pais leram logo em seguida. Só restava eu.


No final do ano 2000... não aguentava mais tanta falação. Beleza, vamos ler esse livro. E foi ali, com o primeiro volume de Harry Potter, que minha vida mudou. Naquela leitura, me tornei leitora.

E 16 anos depois, exatamente em dezembro de 2017, tive a oportunidade de retornar as origens. Em virtude de um clube do livro do qual participo, o livro escolhido para o mês Natalino foi Harry Potter e a Pedra Filosofal. Uma sugestão minha que eu realmente achei que não colaria, mas foi. E foi um dos livros com maior número de participantes no debate que haviam concluído a leitura.


Desde então, me propus (tendo como inspiração Clara Savelli) a um desafio de releitura de toda a saga. Ok, ok, é consideravelmente mais rápido do que o desafio dela, mas pra minha vida atropelada, deve ser quase tão difícil.


Em breve eu venho com minhas impressões e redescobertas do mundo mágico bruxo!

Comentários

  1. Boa sorte relendo essa obra maravilhosa da Miss Rowling!
    Eu li a primeira vez não faz tanto tempo.. talvez há uns dois anos atrás.
    Amo esses livros demais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário