Quem é quem em "O Mecanismo"

Uma nova série estreou na Neflix essa semana e já está dando o que falar. Ela é livremente baseada no livro "Lava Jato - O Juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil", do repórter Vladimir Netto. A série, assim como o livro, conta a história da Operação Lava Jato - uma das operações da Polícia Federal mais famosas de toda história do Brasil.

Opiniões sobre a qualidade da série ou seu conteúdo político de lado, nesse post nossa intenção é apenas indicar quais são as figuras e/ou empresas que teriam sido a fonte de inspiração da série. Os nomes foram alterados na série, mas não no livro. Por isso, é mais fácil entendermos mais ou menos quem representaria quem.




Lembrando que como é apenas LIVREMENTE inspirada em fatos reais, os acontecimentos da série e a personalidade dos personagens nunca vai coincidir perfeitamente com a realidade. Ressaltamos que, inclusive, frases atribuídas a alguns personagens foram ditas por outros. Essa é só uma análise superficial e não objetiva nenhum julgamento de valor e nem vincular os atos dos personagens aos personagens reais. Também não nos responsabilizamos por conexões erradas. Se você tiver interpretado algum personagem de forma diferente, deixe aí nos comentários.


Mas afinal, quem é inspirado em quem na série "O Mecanismo"?

Nome na série 
Inspiração real 
 Quem é/foi 
Cláudio Amadeu
Carlos Fernando dos Santos Lima
Procurador da República que atua na força tarefa da Operação Lava Jato e também atuou no primeiro caso que enquadro Youseff.
Dimas Donatelli
Deltan Dallagnol
Procurador da República que coordena a força-tarefa da Operação Lava Jato.
Roberto Ibrahim
Alberto Youssef
Doleiro e empresário brasileiro que se envolveu em diversos escândalos de corrupção e foi um dos primeiros delatores da Lava Jato.
Marco Ruffo
Gerson Machado
Policial ameaçado compulsoriamente e que desenvolveu distúrbios mentais. O primeiro a investigar Youseff.
Tom CarvalhoLéo PinheiroEx-presidente da empreiteira OAS, que estava na presidência durante a Lava-Jato.
Verena
Erika Marena
Delegada da polícia federal que fazia parte da equipe da PF da Lava Jato. Ela teria escolhido o nome da operação.
Paulo Rigo
Sérgio Moro
Juiz federal da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba que conduziu o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Operação Lava Jato.
João Higino
Lula
Luiz Inácio Lula da Silva, nascido Luiz Inácio da Silva e mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi o 35.º presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. Era o presidente em exercício durante o primeiro caso envolvendo Youseff.
Janete Ruscov
Dilma Rousseff
Dilma Vana Rousseff é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores e 36.ª presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Era a presidente em exercício durante a deflagração da Lava Jato.
Samuel Thames
Michel Temer
Vice-presidente da República na hora da deflagração da Operação e quando se passa a série. Atual presidente.
Ricardo Brecht
Marcelo Odebrecht
CEO da Odebrecht, uma das maiores empreiteiras do país e envolvida no esquema de corrupção.
João Pedro Rangel
Paulo Roberto Costa
Ex-diretor da Petrobras, envolvido no esquema de favorecimento e corrupção e investigado e condenado na Lava Jato.
Samira Rangel
Marici
Esposa de João Pedro Rangel.
Shayenne
Arianna + Shanni
Filhas de Paulo Roberto Costa, que foram ao escritório da empresa de consultoria dele e destruíram evidências quando ele estava sendo investigado. Na série, foram fundidas em uma filha só.
Ricky
Marcio + Humberto
Genros de Paulo Roberto Costa, que também foram ao escritório da consultoria do sogro e destruíram evidências quando ele estava sendo investigado. Na série, foram fundidos em um genro só.
Wilma Kitano
Nelma Kodoma
Comerciante que tentou embarcar com 200 mil euros na calcinha para fora do país. Investigada, presa e condenada na Operação Lava Jato. Suposta amante de Youseff por quase 10 anos.
Mário Garcez Britto
Marcio Thomaz Bastos
Ex-ministro da Justiça na época da série que era muito articulado politicamente e segundo relatos teria tentado enfraquecer a Operação Lava Jato com seus contatos.
Lucio Lemes
Aécio Neves
Atual senador da República investigado por corrupção e com diversos áudios comprometedores. Na época, Aécio Neves era o principal candidato da oposição.
 Não é dado nome na série, apenas citado como Procurador Geral da República ou PGR
Rodrigo Janot
Procurador-Geral da República na época do auge do caso. Deixou o cargo em 2017.
 Juliano
Marcão
Corretor e colega de Youseff. Estava com ele na noite em que Youseff descobriu que ia ser preso e foi o responsável por seguir com a entrega de uma mala cheia de dinheiro.
 Maria Thereza
Maria Lúcia
Secretária do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht.
Chebab
Carlos Habib Chater
Empresário e doleiro dono do posto usado para lavagem de dinheiro que deu nome e origem à Operação Lava Jato.
Marcelo Rocha
Ricardo Pessoa
Dono da UTC Engenharia.
Roberval
Rosalvo Ferreira Franco
Superintendente Regional da Polícia Federal do Paraná que chefiou a equipe da PF da Lava Jato.
Décio Correia
Dalton AvanciniDiretor da Camargo Correia.
Guilhome
Márcio Anselmo
Delegado que fazia parte da equipe da PF destinada à Lava Jato. Essa correlação foi feita apenas porque Anselmo quem fez a ligação para Youseff quando estavam tentando localizá-lo.
 Stella
Joana D'Arc Fernandes da Silva Youssef.
Esposa de Youseff que pediu o divórcio quando soube de seus casos extra-conjugais, com Tatiana (caso público) e Kodoma (especulado). 
 Penha
Eduardo CunhaExerceu o cargo de deputado federal entre fevereiro de 2003 e setembro de 2016, quando teve o mandato cassado pelo plenário da Câmara dos Deputados. É acusado de ter articulado o impeachment da presidente Dilma.
(a ser atualizada)


Os nomes das empresas também foram modificados mas, como para bom entendedor, meia palavra basta, veja o quê seria o quê em "O Mecanismo":

Nome na série
Equivalente na vida real
O que é?
Petrobrasil
Petrobras
Empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil, sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Atua no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados. Foi a empresa central envolvida na Lava Jato.
Miller & Bretch
Odebrecht
Empresa do ramo de construção e engenharia, química e petroquímica, energia, entre outros.  Envolvida em escândalos de corrupção, tem seu principal executivo herdeiro do fundador, Marcelo Odebrecht, preso preventivamente. 
Revista Leia
Revista Veja
Veja é uma revista de distribuição semanal brasileira publicada pela Editora Abril às quartas-feiras. Responsável pela capa “Eles Sabiam de Tudo”, estampando Lula e Dilma.
Presídio Estadual de Jaraguara
Presídio Estadual de Piraquara II
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa foi encaminhado da sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, para o Presídio Estadual de Piraquara II (PEP II), na Região Metropolitana de Curitiba, em Abril de 2014.
Refinaria Antônio e Lima
Refinaria Abreu e Lima
Refinaria de petróleo sendo construída em Ipojuca, no litoral sul do estado brasileiro de Pernambuco, alvo de propina no escândalo da Lava Jato.
TCV
UTC Engenharia
Empresa que atua com gerenciamento de empreendimentos, fornecimento e coordenação de Engenharia Básica e de Detalhamento de Engenharia; Procurement e Suprimento de Equipamentos e Materiais (Brasil / Exterior); Construção e Montagem; Condicionamento e Comissionamento; Pré-Operação e Operação Assistida; Partida; Manutenção Especializada. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
Carvalho Correa
Camargo Correa
Participa da construção de hidrelétricas, linhas de metrô. refinarias, pontes, sistemas de abastecimento de água. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
Pedroso Gonçalvez
Queiroz Galvão
Conglomerado industrial brasileiro com uma construtora que atua em todo Brasil. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
Menezes Netto
Mendes Jr.
Atua no mercado de construção pesada no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos nos segmentos: dutos, edificações, eletromecânica, energia, hidrelétricas, indústrias, infra-estrutura, manutenção industrial, petróleo e gás – "onshore", plataformas "offshore", transportes/construções viárias, portos e aeroportos. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
Bueno Engenharia
Galvão Engenharia
Atua na prestação de serviços de engenharia e construção para setores de grande relevância como óleo e gás; energia elétrica; infraestrutura rodoviária, aeroviária, portuária, ferroviária e urbana; saneamento básico e construção industrial. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
OSA Engenharia
OAS
  Empresa baiana de infraestrutura que opera no Brasil, África e América Latina. Envolvida em escândalos de corrupção e investigada pela Lava Jato.
O Diário Paulistano
Folha de São Paulo
Folha de S.Paulo é um jornal brasileiro editado na cidade de São Paulo e o maior jornal de circulação do Brasil em formato digital e o terceiro no formato impresso.

"O Mecanismo" é uma série original Netflix e estreou na plataforma no dia 23/03.

Comentários

  1. Gostei do nome dado a construtora Galvão Engenharia 😂😂😂

    ResponderExcluir
  2. E a Companhia Sanesul de água que cobra propina para consertar a tubulação de água que vaza na frente da casa do policial seria a Sanepar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário