Encontro com Editora Leya: Jesus, o homem mais amado da história

No dia 27 de março pela manhã aconteceu no Rio de Janeiro um encontro para blogueiros e livreiros, oferecido pela Editora Leya. O objetivo do evento era apresentar um novo lançamento, muito propício para época da Páscoa: o novo livro do jornalista e escritor Rodrigo Alvarez, já conhecido pelos seus livros de história religiosa, que dessa vez escreveu sobre a história do "homem mais amado da história": Jesus Cristo.
  

Antes de tudo, vale ressaltar que este livro de Alvarez, assim como todos os outros antes dele, não é um livro RELIGIOSO. É um livro sobre figuras religiosas, mas baseado única e exclusivamente em fatos. O escritor morou mais de sete anos em Israel, onde levantou histórias, documentos e fez uma ótima apuração de fatos, que agora nos apresenta em forma de livro.




Fomos recebidos pela Editora Leya no auditório do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, no centro do Rio de Janeiro. O ambiente era muito agradável e em cima de cada uma de nossas cadeiras tinha uma mini ecobag temática com um exemplar do livro dentro. Um primor, de verdade. Antes da palestra com Rodrigo Alvarez começar, a editora nos ofereceu um recheado café da manhã, com café, refrigerantes, sonhos, bolos e sanduíches. Me senti muito mimada e adorei tudo.



Antes de Rodrigo começar a falar, sua editora fez um panorama de como ele chegou ali. Os últimos livros dele são publicados pela editora Globo (Aparecida, Milagres, Maria e Humano Demais). Ela comentou que nós éramos o primeiro grupo a ter contato com o livro e com a presença de Rodrigo, que estava começando ali o tour que vai fazer pelo Brasil. 


Rodrigo, então, começou dizendo que não existe uma linha de ficção no livro e que tudo foi, conforme já dito, baseado em textos reais. O livro começa da mesma forma que os Evangelhos: no encontro de Jesus Cristo com João Batista, um dos profetas mais famosos e mais importantes do período anterior ao de Cristo e termina com a crucificação de Cristo.


O propósito do livro é apresentar o grande homem que Jesus foi, independente de religião. Jesus começou a valorizar as mulheres, os pobres e os doentes. Jesus foi um grande humanista e é a figura humana mais importante de todos os tempos, e é nisso que o livro quer focar. Seu livro não desafia a fé, ao mesmo tempo que não é um livro religioso. Jesus foi o primeiro a falar que o amor era mais importante do que tudo e que todo o resto.



O livro ainda aborda temas mais polêmicos, como o possível relacionamento amoroso entre Jesus e Maria Madalena. Mas faz isso de forma respeitosa e investigativa, apenas apresentando os elementos que existem que reforçam uma verdade ou outra. É difícil saber a verdade verdadeira, se é que existe uma. A vontade de Rodrigo com o livro foi, unicamente, fazer uma análise história de Jesus e entender porquê ele teve (e tem) tanta relevância. Afinal, ele até mesmo dividiu o tempo (em Antes de Cristo e Depois de Cristo). Com a análise de novos dados e novas informações, a figura de Jesus fica ainda mais interessante e rica. É claro que provavelmente ainda haverão muitos achados no futuro e essa pesquisa não acaba por aqui.


De certa maneira, a obra também é uma crítica aos tempos atuais, para aqueles que estiverem mais atentos. Assim como hoje, na época de Jesus a sociedade estava imersa em corrupção, em maus hábitos e em violência. Ele surgiu para lembrá-los do que realmente importa: o amor. Hoje, Jesus talvez se incomodasse muito com o que foi feito nesses últimos 2000 anos em seu nome, pois a sua mensagem se perdeu com tantas disputas de poder e brigas religiosas. Mais uma vez, vivemos em um mundo bárbaro.



Rodrigo já prometeu um segundo livro, que vai começar do ponto que este primeiro acaba. Esse acaba na morte, o próximo vai começar com a Ressurreição. Ao questionado sobre a dificuldade de escrever sobre algo que não é muito factual, mas sim extremamente espiritual (afinal, alguém voltar dos mortos é algo inconcebível pela ciência), Alvarez comentou que é aí que mora o desafio e que ele está ansioso para apurar as diversas formas de contar essa história. Com certeza nós também já estamos ansiosos pelo livro.

 Ressalta-se ainda que o livro tem um projeto gráfico maravilhoso e muito atraente. Ele é cheio de imagens da época que Rodrigo morou em Israel, impressas em papel brilhante, coloridas e em altíssima qualidade. Além disso, junto de cada capítulo tem alguma foto de documentos ou imagens que ajudaram a baseá-lo e fizeram parte das pesquisas. Nos sentimos pesquisando junto com ele, o que é fabuloso.


No final da palestra e das perguntas, a editora permitiu que cada um de nós fosse ter o livro autografado, o que é um diferencial dos outros encontros que já estive presente e eu adorei. Rodrigo foi muito solícito e simpático e, apesar do pouco tempo disponível, fez questão de assinar nominalmente e tirar fotos com todos.

O livro já está a venda nas melhores livrarias e com certeza será um fenômeno de vendas entre os cristãos e os não-cristãos também. Um livro para quem é curioso e quer saber mais da história do homem que mudou a humanidade. Por aqui já estamos lendo e, caso você queira ver uma resenha dele, não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo!


Mais sobre o livro

Título original: Jesus, o homem mais amado da História - a vida daquele que ensinou a humanidade a amar e dividiu a história em antes e depois.
Autor: Rodrigo Alvarez
Ano: 2018
Editora: Leya
Páginas: 368


Conheça os outros livros de Rodrigo!
Aparecida: https://amzn.to/2H0R20x
Maria: https://amzn.to/2pV1f7g
Humano Demais: https://amzn.to/2GqWJbj
Milagres: https://amzn.to/2pU8QTM

Comentários