Netflix: Aggretsuko. Anime que fala sobre a mulher no mercado de trabalho

Aggretsuko é novo anime original da Netflix que todo mundo precisa ver, principalmente, se você é um jovem adulto. Não se engane pelos traços fofinhos, o anime faz fortes críticas a relacionamentos abusivos no ambiente de trabalho e outras frustrações envolvendo a vida adulta. Então, aproveite o feriado do Dia do Trabalho e faça uma maratona dessa série.



Se você achou os traços da animação familiar, ele foi produzido pelo Sanrio, mesmos criadores da Hello Kitty, Keroppi e outros tantos bichinhos fofinhos. Mas dessa vez, ele optaram por trazer uma outra pegada que podemos chamar de cute-metal.

Retsuko é uma panda-vermelha antropomórfica (com características humanas) de 25 anos, solteira e que trabalha no departamento de contabilidade de uma empresa. Ela é bastante passiva e certinha, características que fazem com que muitas pessoas tirem vantagem da bondade dela. Mas ninguém é de ferro, não é mesmo? Retsuko tem um válvula de escape. Ela ama cantar death metal no karaokê! E são através dessas músicas que ela extravasa toda as frustrações que tem na vida.


A primeira temporada do anime tem 10 episódios com cerca de 15 minutos cada. O roteiro tem um ótimo humor e faz críticas importantes a nossa sociedade e, principalmente, o ambiente de trabalho. Sem contar que é muito fácil se identificar com Retsuko, ainda mais se você for mulher. O anime também tenta desconstruir a ideia de que as mulheres vivem se digladiando e traz exemplos ótimos de sororidade entre as personagens.

Infelizmente, ainda não estou vendo muitas pessoas falando sobre o Aggretsuko na redes sociais. Talvez o fato de ser um desenho acabe inibindo algumas pessoas e conhecer a história. Mas acreditem, vale muito apena assistir por toda a discussão que esse anime traz. E espero que continue a trazer em uma segunda temporada.

Comentários

  1. Já coloquei na minha lista.
    Partiu assistir!

    xoxo
    https://leayasnaya.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário