Por que as quartas usamos rosa?

Acho muito difícil que algum leitor do PN não saiba o que significa usar rosas na quarta-feira. Mas eu tenho um lado megalomaníaco que acha que o blog tem um público muito vasto e que pode ter alguém que não saiba disso. Para começar, você conhece o filme Meninas Malvadas, né?



Meninas Malvadas (ou Mean Girls, título original) é um filme estadunidense para jovens lançado em 2004 e estrelado por Lindsay Lohan e Rachel McAdams. A história é sobre uma garota (Lindsay) que nunca estudou numa escola tradicional, pois os pais viviam viajando pelo mundo a trabalho. No ensino médio (o tão conflituoso melhores e piores anos da vida muita gente) é quando ela pisa pela primeira vez nessa ambiente "selvagem". Com um certo olhar antropológico (juro que não estou forçando a barra. Quem já viu, pode confirmar nos comentários), ela identifica os grupos dentro do colégio e tenta se adaptar da melhor forma possível as regras sociais e culturais. Os primeiros alunos que recebem ela bem representam um esteriótipo de pessoas excluídas ("losers") que apresentam mais claramente quem é quem do colégio. Eis que de alguma forma, a garota mais popular do colégio, Regina George (Rachel) - tenho certeza que você já ouviu esse nome - acaba convidando Lindsay para se juntar a seu grupinho. E assim, começa uma longa história sobre uma vingança dos "losers" contra as rainhas da escola. 

Agora chegamos na parte do por que usamos rosa nas quartas. No filme (isso não é spoiler) tem uma cena em quem Regina George fala, literalmente:

Nas quartas usamos rosa!

Apesar de ter sérios problemas - e se talvez fosse lançado nos dias de hoje, teria sofrido fortes críticas e dificilmente teria se tornado um clássico juvenil -, Means Girls foi um sucesso em 2004. Ele marcou uma geração que mais do que entendeu a crítica que o filme quis quis passar, justamente sobre a falta de sororidade.  Inclusive, foi um dos primeiros filmes que me fez pensar sobre como nós meninas as vezes brigamos por coisas pequenas, ao invés de nos unirmos. 

Para quem não conhece o filme ou não tem muito apego emocional, "usar rosas nas quartas" possa parecer num primeiro momento algo "excludente". Mas na realidade é uma forma dos fãs de filmes do se reconhecerem e celebrarem esse hino adolescente.

Hoje, 3 de outubro, tornou esse movimento ainda mais especial, por causa de outra cena marcante do filme: o momento em que Aaron (o crush) pergunta para Cady (Lindsay) que dia é hoje!!

Em 3 de outubro, ele me perguntou que dia era.

Ou seja, estamos vivendo praticamente um fenômeno lunar de alinhamento dos planetas que só acontecerá de novo em 2023! E se você não estava preparado para hoje, não separou seu look rosa... Não tem problema. Na próxima quarta você senta com a gente. 

Comentários